Conectado por

Entretenimento

Com novas regras, trilhas do Parque Estadual Serra Azul são reabertas ao público em Mato Grosso


Compartilhe:

Publicado por

em

Cachoeira fica dentro do Parque Estadual Serra Azul — Foto: Carlos Muniz/Sema-MT

P U B L I C I D A D E

As trilhas do Parque Estadual Serra Azul foram reabertas à visitação do público, em caráter experimental. O parque, que fica em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, estava fechado desde 2014, após um incêndio que devastou 70% da vegetação local.

A reabertura foi decidida por meio de um Conselho Consultivo, entretanto, foram estabelecidas novas regras de funcionamento. A visitação ocorre de terça-feira a domingo. A segunda-feira é reservada à manutenção do parque.

O número de visitantes também foi limitado. Serão permitidos 30 ciclistas por dia e carros só poderão entrar quando estiverem transportando idosos, crianças ou pessoas com deficiência. Ainda assim, serão permitidos 10 automóveis por dia.

Está autorizado o acesso de ônibus dentro do parque. Porém, apenas três ônibus, com 40 passageiros serão permitidos. No caso das vans, poderão adentrar o local três veículos com 25 visitantes, por dia.

Tanto ônibus quanto vans precisam estar ocupadas com, pelo menos, 70% da capacidade de passageiros para caracterizar transporte coletivo e assim, obter autorização para entrar no local.

Também é preciso estar atento aos horários de permanência no parque. Não será permitida a presença de visitantes após o entardecer.

Trilha podem ser percorridas por número limitado de visitantes. — Foto: Carlos Muniz/Sema-MT

Trilha podem ser percorridas por número limitado de visitantes. — Foto: Carlos Muniz/Sema-MT

Trilhas

De bioma cerrado, o Parque Estadual da Serra Azul possui a trilha das Cachoeiras com percurso estimado de 2,35 Km. O turista tem a opção de seguir na trilha contracorrente do Córrego Voadora ou na direção normal do fluxo da água.

Aos que desejarem subir, a entrada será via Clube da Usina e via Pé da Serra.

Caso se opte por descer, o visitante terá como ponto de partida a Unidade de Fiscalização e Monitoramento 2, antiga Chácara da Prefeitura, na porteira antes do Córrego Voadeira.

Incêndios

No local já foram registrados vários incêndios de grandes proporções. No ano passado, o fogo destruiu cerca de cinco mil metros quadrados de área dentro da reserva.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br