Conectado por

Amazonas

Com megafone, amigos fazem ‘ronda’ por Manaus e divertem moradores: ‘Cadê a máscara, senhora? Tá de brincadeira…’

Publicado por

em

Com o alto número de casos de Covid-19 confirmados no Amazonas, um grupo de amigos decidiu sair em um carro pelas ruas de Manaus para fazer uma “ronda” na cidade e conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras e reforçar das medidas dos órgãos de saúde: ficar em casa e evitar aglomerações. A atitude foi filmada pelos próprios amigos, divulgada em redes sociais e viralizou.

O Amazonas ultrapassou a marca de 10 mil casos confirmados do novo coronavírus, com mais de 800 mortes. Na capital, as medidas restritivas ainda se limitam às recomendações de isolamento social e fechamento de serviços não essenciais.

Com isso, pelas ruas da capital não é difícil constatar um grande número de pessoas nas ruas, por comércios que não seguem as recomendações, e a falta de prevenção. Foi pensando nisso que o grupo de amigos decidiu sair de casa, dentro de um carro – e seguindo as recomendações – para tentar conscientizar as pessoas.

O comediante stand up Leandro Leite que aparece no vídeo com o megafone é morador do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. No dia 6 de abril, quando o Amazonas registrava 532 casos de Covid-19 e 19 mortes, a Polícia Militar do Amazonas deflagrou, naquela região, a operação “Fique em Casa” em cumprimento ao decreto estadual que proíbe o funcionamento de serviços não-essenciais na cidade.

“Na verdade foi uma coisa de momento mesmo, só aconteceu. Meu amigo tinha um megafone dentro do carro, e me veio à ideia na hora. Eu falei ‘vamo?’ Ele respondeu: ‘bora’. Então, saímos falando pelas ruas, advertindo as pessoas que estavam passeando e sem proteção”, contou.

No vídeo, com o uso do megafone, o rapaz enfatiza: “olha o carro da conscientização passando na sua rua”. Em seguida, em uma esquina, ele se depara com um grupo de pessoas aglomeradas sem o uso de máscaras. Leandro, então, enfatiza a necessidade das medidas de prevenção à Covid-19: “bora colocar uma máscara, tu é do grupo de risco…”.

Em outro ponto do bairro, o grupo se depara com uma moça na rua sem usar máscara. Pelo megafone, o rapaz alerta a menina: “Bora usar uma máscara? Tão bonita para pegar Covid, princesa”, brinca.

Ao longo da filmagem é possível encontrar grupos de pessoas aglomeradas nas ruas, sem uso das máscaras. Inclusive, crianças brincando em calçadas ou jogando futebol. Ao passar por uma quadra, colega do comediante dispara: “Evite aglomeração, todo mundo saindo da quadra agora, por favor se saiam”, disse.

O jovem comentou sobre a cena que viu pelas ruas durante a pandemia. “O cenário que eu vi foi de total irresponsabilidade e falta de senso. Fiquei triste por ver as pessoas do meu bairro ignorando o isolamento social”, finaliza.

Nas redes sociais, o comediante conta que já acumula mais de 1,2 milhões de visualizações no vídeo e fala sobre o sucesso da brincadeira, que pode render novas “rondas” pela capital.

G1