Conectado por

Mato Grosso

Com explosão da Covid, MT tem 73 paciantes esperando por UTI


Compartilhe:

Publicado por

em

Rede de Mato Grosso já não tem mais leitos públicos para pacientes em estado grave da doença

 

P U B L I C I D A D E

Sem UTIs disponíveis para pacientes com Covid-19, Mato Grosso já registra fila de espera com 73 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus precisando de um leito deste tipo. No último domingo (7), 59 já aguardavam.

Em boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta segunda (9), foram registrados 69 óbitos causados pela Covid-19. A taxa de ocupação nas UTIs é de 98,96%, com 477 internações.

Nas enfermarias, são 446 pacientes, representando 57% da capacidade.

Apesar de ainda não haver registro de filas de espera para UTIs nos hospitais particulares, o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde em Mato Grosso (Sindessmat) diz que as unidades têm quase 100% dos leitos ocupados

Em nota, o sindicato ainda apontou que cerda de 50% dos atendimentos nos hospitais privados são de casos suspeitos da Covid-19.

Em entrevista à Rádio Capital nesta segunda (8), o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que os pacientes chegam nos hospitais já em estado grave e precisando de UTI.

Suspeita-se que as novas variantes do coronavírus possuam como característica uma maior taxa de transmissão, além de serem mais letais, aumentando o número de óbitos e pessoas com quadro grave da Covid-19.

Segundo Figueiredo, o Estado possui cerca de 500 leitos de UTI públicos exclusivos para atendimento aos casos do novo coronavírus e está trabalhando para abrir mais, mas não consegue acompanhar a evolução da doença.

“Infelizmente, a velocidade com que a infecção começa a assolar no Estado de Mato Grosso – não muito diferente dos demais estados do país, com essas novas variantes – tem sido muito grande a ponto de ter uma demanda maior do que a nossa capacidade hospitalar”, disse.

No domingo (7), Figueiredo chegou a pedir ajuda a outros Estados por conta do colapso em Mato Grosso. Em mensagem enviada aos colegas, ele afirmou que precisava transferir pacientes que demandavam por UTI, no entanto, a maioria respondeu que também não havia vagas sobrando.

“Já colapsamos. Socorro. Preciso de ajuda. Algum estado pode auxiliar com vagas de UTI?”, perguntou o secretário.

 

(MIDIA NEWS)

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br