Conectado por

Mato Grosso

Com estoque baixo, MT Hemocentro deve abrir no sábado (15) para receber doadores


Compartilhe:

Publicado por

em

Com o estoque baixo, o MT Hemocentro deve abrir as portas neste sábado (15) para receber doadores. Os voluntários podem procurar a unidade entre a partir das 7h30 até às 12h. O MT Hemocentro, único Banco de Sangue Público de Mato Grosso está localizado à Rua 13 de Junho, 1.055, próximo ao Hospital Geral Universitário (HGU), ao lado da Igreja Internacional da Graça.

O foco da arrecadação, segundo a unidade, são os tipos sanguíneos com fator Rh negativo, que estão abaixo do número considerado crítico.

As dúvidas sobre a doação podem ser sanadas no número (65) 3623-0044.

Doar é rápido e muito fácil também. Todos os tipos sanguíneos são importantes para o MT-Hemocentro, mas os candidatos a doadores de sangue precisam conhecer as 06 prerrogativas importantes antes de efetuarem a doação:

  • Estar Saudável – o doador precisa entender que o sangue dele, em 48 horas será transfundido em alguém que está muito doente ou em vias de morte. Ou seja, o doador não pode, por exemplo, nem mesmo estar com um simples resfriado para poder doar;
  • Apresentar documento oficial com foto, válido em território nacional (CNH, RG, CTPS, Passaporte, por exemplo);
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados por um dos pais ou responsáveis e maiores de 60 já devem ter efetuado ao menos uma doação);
  • Ter o peso acima de 50 KG;
  • Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos no dia da doação;
  • Dormir pelo menos 06 (seis) horas ininterruptas na noite anterior à doação.