Conectado por

Saúde

Com azia? Descubra seis remédios caseiros para diminuir desconforto


Compartilhe:

Publicado por

em

A azia é muito comum em pessoas que sofrem com problemas gástricos ou que costumam exagerar nas refeições. A sensação de queimação na estômago pode se estender até a garganta, provocando bastante desconforto.

O sintoma pode ser provocado por refluxo gastroesofágico ou gastrite, como também estar relacionado à alimentação errada, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos. Além disso, em mulheres, a azia pode ser sintoma de gravidez.

Se a sensação for recorrente, é importante fazer uma investigação clínica para descobrir suas causas.

Uma forma de diminuir o desconforto é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker – estes alimentos absorvem o ácido que está provocando a queimação na laringe e na garganta.

Outras opções são chupar um limão puro no momento da azia (apesar de ser ácido, o limão diminui a acidez do estômago) ou comer uma fatia de batata crua para neutralizar a acidez.

Existem ainda receitas que podem ser preparadas em casa e utilizadas ao longo do dia:

1. Bicarbonato de sódio

Quando está diluído em água, o remédio tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago e aliviando o desconforto.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e tomar a mistura em pequenos goles.

2. Chá de gengibre

chá de gengibre contém antioxidantes e outras substâncias que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago, além de auxiliar na diminuição das contrações do estômago, o que reduz a sensação de azia.

Ingredientes

  • 2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar o gengibre e a água em uma panela e deixar ferver. Depois, desligar o fogo e tampar o recipiente por pelo menos 30 minutos. Por fim, remover os pedaços de gengibre e beber um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.

3. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa também pode ser indicado porque possui propriedades digestivas que, além de melhorarem a má digestão, aliviam a azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de funcho

O chá de funcho possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuindo a sensação de queimação na garganta. Como auxilia no esvaziamento do estômago, também pode ser usado em casos de refluxo para diminuir o surgimento de crises de azia.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de funcho.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar o funcho. Em seguida, deixar repousar por 10 minutos. Coar a mistura e beber entre 2 a 3 vezes por dia ou 20 minutos antes de fazer uma refeição mais pesada.

5. Chá de alcaçuz

O alcaçuz, também chamado de pau-doce, é uma planta medicinal conhecida por melhorar sintomas de problemas respiratórios. Também é bastante usada para úlceras gástricas e para aliviar a sensação de azia e queimação.

Ingredientes

  • 10 g de raiz de alcaçuz;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Deve-se ferver a água junto com a raiz de alcaçuz, coar e deixar esfriar. Pode-se beber o chá até 3 vezes por dia.

6. Suco de pera

Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pera fresco. A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro, que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Ingredientes

  • 2 peras maduras;
  • 3 gotas de limão;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Para preparar, basta bater no liquidificador as peras maduras com a água e, em seguida, adicionar as gotinhas de limão para que o suco não escureça. Outras frutas, como banana d’água madura, maçã e melão, possuem as mesmas propriedades da pera e também podem ser utilizadas para fazer o suco. (Com informações do portal Tua Saúde)

 Metropoles