Conectado por

Acre

Com apenas 120 doses em estoque, Rio Branco segue com vacinação contra Covid-19 nesta terça (13)


Compartilhe:

Publicado por

em

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 segue nesta terça-feira (13) em Rio Branco. A Prefeitura informou que ainda restam 120 doses no estoque e vai continuar imunizando as pessoas de 61 anos ou mais apenas no drive-thru, que funciona no antigo pátio do Detran-AC.

A segunda dose do imunizante (para quem já tomou a 1ª) vai ser aplicada normalmente também nesta terça em cinco unidades de saúde da capital acreana e no drive-thru das 8h às 17h.

Na segunda-feira (12), o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, afirmou que com a chegada do 12º lote de vacinas no estado na sexta (9), Rio Branco recebeu 2.430 mil doses, sendo que somente no sábado foram aplicadas mais de 1,9 mil em idosos com 61 anos ou mais. Desse total havia apenas 400 doses.

Ao todo, o Acre recebeu 11.250 doses no último lote, sendo 5 mil da Coronavac, desenvolvida e distribuída pelo Instituto Butantan, e 6.250 são da Oxford-AstraZeneca. Segundo o Programa de Imunização do Estado (PNI), dessas, 5 mil doses devem ser usadas para aplicação da primeira dose e as demais para segunda.

A vacinação da primeira etapa do processo estava suspensa desde o dia 1º abril em Rio Branco por falta de doses. Contudo, a aplicação da segunda dose ocorreu normalmente nesse período, conforme a data inserida na carteira de vacinação.

Vacinação

Para receber o imunizante, é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso ou profissional de saúde já recebeu a primeira dose. Confira os locais de vacinação:

Drive-thru

Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC. Apenas para aplicação da primeira dose do imunizante.

Unidades de saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana.

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações do PNI, o Acre recebeu 174.790 vacinas contra a Covid-19, um total de 113.100 na primeira dose e 61.690 da segunda.

Pelo segundo dia seguido, não há pacientes na fila de espera por um leito de UTI Covid no Acre, mas o estado registrou nas últimas 24 horas mais 10 mortes, assim o número de vítima pela doença subiu para 1.353, segundo dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) desta segunda-feira (12). Com relação ao número de casos, foram 188 novos, assim os registros saltaram de 73.425 para 73.613.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 97 estão ocupados. A taxa de ocupação total está em 92%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul.

G1.globo.com