Conectado por

Acre

Com alto índice de infestação de dengue, Rio Branco faz ‘Dia D’ de combate ao mosquito


Compartilhe:

Publicado por

em

Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Rio Branco apontam que a capital atingiu o índice de 8.97 de infestação de dengue, sendo que número acima de quatro já é considerado risco de surto.

P U B L I C I D A D E

Para auxiliar no combate ao Aedes aegypti, a prefeitura da capital segue com a campanha de combate ao mosquito, que além da dengue também transmissor da Zika Vírus e Chikungunya. A campanha foi lançada em novembro do ano passado.

Nesta quarta-feira (5) ocorre o ‘Dia D’ de combate ao mosquito no bairro Aeroporto Velho, na região da Baixada. As equipes de saúde fazem verificação de casa em casa e alertam os moradores sobre os cuidados. Os mutirões também estão sendo feitos nos bairros com maiores índices de infestação.

 

Mais de 140 bairros de Rio Branco estão com índices altos de infestação de dengue, segundo os dados da Vigilância.

O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

“Estamos numa situação crítica por conta do índice de infestação, que é considerado muito alto. Então, estamos fazendo as ações, chamando atenção da população para evitar uma possível epidemia no nosso município. Vamos trabalhar em forma de arrastões, com todos nossos agentes para que possamos concluir um bairro em praticamente um dia. Aqui no Aeroporto Velho temos 1.925 imóveis, então os agentes vão se dividir para ir em todos esses imóveis”, disse Socorro Martins, coordenadora do departamento.

Mutirão de combate ao Aedes aegypti em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Mutirão de combate ao Aedes aegypti em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Além do mutirão e borrifação de inseticida nos bairros, a prefeitura também realiza blitz educativa e pit stop em pontos da capital para alertar a população.

“Nossa campanha é para tentar chamar atenção dos cidadãos para que venham cuidar do seu quintal para que a gente não sofra com a epidemia de dengue. Vamos ter pit stop em quatro locais, com faixas, levando informativos e também com a blitz junto com RBTRans informando sobre a dengue. Hoje temos dengue em todos os bairros de Rio Branco, uns com incidência maior que outros, porém precisamos ter alerta para todos esses locais”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade.

Casos de dengue, Zika e Chikungunya

 

Até o último dia 18 de dezembro, Rio Branco registrou 5.750 casos prováveis de dengue, que estão entre confirmados e em investigação. Esse número é mais de 500% maior que o número computado no mesmo período de 2020, que foi de 940.

Dos mais de 11,2 mil casos atendidos pela equipe da vigilância em Rio Branco, 5.442 deram positivos para dengue. Destes, 166 são casos com sinais de alerta, que são de pessoas que apresentam sintomas mais graves, como hemorragia, dores abdominais intensas, entre outros.

Além dos mais de 5,4 mil casos confirmados de dengue, Rio Branco registra quatro casos confirmados de Zika e cinco Chikungunya.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br