Conectado por

Acre

Com 2,2 mil notificações de dengue, posto funciona como referência para casos suspeitos no AC


Compartilhe:

Publicado por

em

Rio Branco permanece em situação de emergência por causa da epidemia de dengue. E, para atender as pessoas que estão com sintomas da doença, a prefeitura da capital informou que a Policlínica Barral y Barral passa a funcionar como unidade referência para atender os casos suspeitos.

O local vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 07 às 22 horas. Para o atendimento, é necessário que o usuário leve o documento de identidade e cartão do SUS.

Conforme a Secretaria de Saúde de Rio Branco, de janeiro a março desse ano foram notificados 2.282 casos de dengue. Um aumento de 260% em relação ao ano passado, quando, no mesmo período, foram notificados 633 casos suspeitos da doença.

Do total de casos, 1.176 foram confirmados, outros 560 descartados e 362 ainda aguardam o resultado de exames. Os números são alarmantes, mas, segundo a Saúde, já apresentam reduções. De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, a expectativa é sair do estado de emergência nos próximos 45 dias.

“Nós estamos controlando através de gráfico que indica quando saímos da epidemia, estamos indo em uma tendência de diminuição de casos e nosso plano é de nos próximos 45 dias sair dessa epidemia”, disse Socorro.

Quintais, terrenos baldios e casas abandonadas concentram 90% dos focos do mosquito, segundo Saúde — Foto: Assis Lima/Ascom Prefeitura

Quintais, terrenos baldios e casas abandonadas concentram 90% dos focos do mosquito, segundo Saúde — Foto: Assis Lima/Ascom Prefeitura

Principais focos

Conforme a Saúde municipal, os principais problemas para o enfrentamento da doença são os quintais, terrenos baldios e casas abandonas que concentram 90% dos focos do mosquito.

“A população tem um papel primordial para combater o mosquito, para ajudar o governo a combater esse mosquito que está transmitindo essas doenças, principalmente a dengue”, afirmou a diretora.

Sintomas da doença

Os casos suspeitos de dengue são quando a pessoa apresenta febre, entre dois e sete dias. Além disso, a doença pode ocasionar náusea, vômitos, lesões avermelhadas, dores musculares, dores nas articulações, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos e pontos vermelhos no corpo.

Ao procurar a Policlínica Barral Y Barral, o paciente vai passar uma classificação. Em seguida, ele é colocado em observação de até quatro horas para hidratação venosa e realização de exames laboratoriais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *