Conectado por

Mato Grosso

Com 21 votos favoráveis, AL MT autoriza Mendes a contrair empréstimo de R$ 550 mi com CEF


Compartilhe:

Publicado por

em

Nesta última quarta-feira (1), foi aprovado com 21 votos favoráveis e uma abstenção do deputado Ulysses Moraes (DC), o Projeto de Lei 217/2020, que autoriza o governo de Mato Grosso a contrair um empréstimo de R$ 550 milhões para construção de pontes no Estado.

P U B L I C I D A D E

Agora em segunda votação, já que a matéria já havia sido aprovada em sessão extraordinária nesta última segunda-feira (30), tendo novamente o mesmo número de votos e ainda a abstenção do deputado. À exceção que, agora, o projeto sofreu mudança, com substitutivo integral número 2.

O substitutivo integral é de autoria das lideranças partidárias e tem como meta garantir que todas as regiões de Mato Grosso sejam contempladas com investimentos na infraestrutura, ou seja, projetos de construção de obras de arte especiais e correntes; aquisição de equipamentos rodoviários; aquisição de materiais e insumos destinados à execução de obras de artes especiais.

O projeto – junto a Caixa Econômica Federal -, autoriza o governador Mauro Mendes (DEM) a contratar operação de crédito, no âmbito do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento na Modalidade Apoio Financeiro (Finisa). O aporte financeiro será destinado à construção de 4 mil pontes pequenas – em parceria com os municípios – e outras 100 pontes de grande porte, que serão executadas pelo próprio Estado.

Na última segunda, um pouco antes da matéria ser discutida em plenário e votada pelos deputados, a vice- presidente da Casa de Leis, a parlamentar emedebista, Janaina Riva, em entrevista à rádio Assembleia, realizou um bela defesa à matéria. Lembrando que além da construção das pontes, os recursos ainda serviriam para a aquisição de maquinários para as associações e para os consórcios que realizam a manutenção das rodovias de Mato Grosso.

De acordo com a parlamentar, em um momento de pandemia do coronavírus, quando muitos estão vivendo em isolamento social, outros, nos vários municípios de Mato Grosso, já vivem por anos estes distanciamento social por conta da ausência destas pontes.

“Temos convivido com pontes de madeira em péssima situação, onde caem caminhões, morrem pessoas, então as pontes são de necessidade, sim.Precisamo e com urgência da construção dessas pontes de concreto que serão construídas com recursos que serão aportados pela Caixa Econômica, com a contrapartida do Estado que, inclusive, já deu como garantia o Fundo de Participação dos Municípios. E, assim, se a gente entender ponte como sendo vida, já que é por ela que se transporta doentes, alunos para as escolas, garantindo uma educação e saúde de qualidade, então sabemos que ela é uma prioridade a gente”.

Reforçando que a construção injetará dinheiro na economia, em um momento de fragilidade e paralisia das atividades neste setor, por conta do enfrentamento do coronavírus, pois abre um leque de contratações. Principalmente, pós-período da pandemia do coronavírus. Assegurando que haja dinheiro na praça. (Com informações da assessoria)

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br