Conectado por

Educação

Colégio Tiradentes da Polícia Militar tem a educação em primeiro lugar


Compartilhe:

Publicado por

em

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram na segunda-feira (3) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Os resultados no indicador, que leva em conta o desempenho de alunos em provas de português e matemática e a taxa de aprovação, são referentes a 2017. São três séries avaliadas: quinto ano e nono ano do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio. 

Só tiveram os dados divulgados as escolas em que pelo menos 80% dos alunos das séries avaliadas participou das provas de português e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que compõe o Ideb.

Em nosso estado o Colégio Tiradentes da Polícia Militar Uniade II em e Jaci-Paraná, se destacou ficando em primeiro lugar com nota 5.2 no ensino médio, e em segundo lugar no ensino fundamental II com nota 5.5, há que se destacar aqui o trabalho desempenhado pela Capitã PM Erika Josiani Ossuci,

O que é o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e taxa de aprovação. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021. As escolas da rede privada participam por adesão, e não é calculado o Ideb delas, apenas a média de toda a rede.

Os resultados do Ideb 2017 para escola, município, unidade da federação, região epaís são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)  2017 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017. Somente têm suas notas divulgadas as escolas com pelo menos 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas  — 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio — e em que o número de alunos participantes do Saeb 2017 tenha alcançado 80% dos alunos matriculados.  

Em nosso estado o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jaci-Paraná, se destacou ficando em primeiro lugar com nota 5.2 no ensino médio, e em segundo lugar no ensino fundamental II com nota 5.5, há que se destacar aqui o trabalho desempenhado pela Capitã PM Erika Josiani Ossuci, oficial responsável pela criação e estruturação da unidade II, diretora da unidade desde sua criação até o segundo semestre de 2018, e hoje diretora do CTPMI, sendo a primeira oficial feminina a comandar a unidade I desde sua criação, a 27 anos.

CTPM II

O Colégio Tiradentes da PolíciaMilitar de Jaci-Paraná, foi criado para combater os altos índices de prostituição infantil edrogas no distrito de Jaci-Paraná, após o advento das Usinas no município de Porto Velho, a instituição muito elogiada desde o primeiro ano de criação, é um patrimônio do distrito de Jaci-Paraná, e segundo os moradores, há duas Jaci, uma antes do CTPMII e outra depois da criação do CTPMII, pois a comunidade foi realmente transformada, segundo a Secretaria de Educação, Angélica Aires, a capitão Ossuci imprimiu ao colégio durante sua gestão, janeiro de 2013 a 06 de junho de 2018 uma metodologia de trabalho diferenciada que trouxe para a instituição e para o estado resultados surpreendentes,tendo uma gestão de resultados do inicio ao final. o que gerou um empoderamento dos alunos, que hoje se destacam e são premiados nacionalmente e internacionalmente pelos trabalhos realizados.

Superação

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jaci Paraná, superou a média nacional alcançada, inclusive ficando acima das metas nacionais estabelecidas.

Segundo a CoordenadoraRegional de Educação-CRE PVH, professora Irani de Oliveira,o trabalho realizado pela gestora, capitão Ossuci, é digno de reconhecimento, “acompanhei o nascimento, estruturação e crescimento do CTPM de Jaci-Paraná desde 2013 quando a capitã ainda 2° tenente vou mandada para lá, o trabalho realizado por ela,  os problemas enfrentados e a transformação daquela comunidade e das crianças em tão pouco tempo é algo realmente admirável e digno de elogio, pelo esforço, dedicação e os surpreendentes resultados”.

Anos finais do ensino fundamental (Brasil)

Meta: 5

Média alcançada: 4,7

Ensino médio (Brasil)

Meta: 4,7

Média alcançada: 3,8

Fonte: Por Maria Clara Vieira, access_time3 set 2018, 21h36 – Publicado em 3 set 2018, 11h02

Para a Capitã PM Ossuci, os resultados obtidos são frutos de um trabalho árduo realizado ao longo destes anos, onde o primeiro passo foi montar uma equipe de qualidade, com os mesmos objetivos da missão que foi me passada em  2013, segundo, motivar os alunos mostrando a eles o imenso potencial de cada um, e por fim, o terceiro e mais importante passo: direção, alunos, funcionários e comunidade, todos sonhando juntos um mesmo sonho, que é levar a educação de excelência a uma comunidade carente  em vulnerabilidade social, antes sem expectativas de futuro, levando esses adolescentes a acreditar em sua capacidade intelectual e de realização, pois para conseguir, basta querer.

Toda a equipe se dedicou e buscou muito esse resultado, é emocionante e gratificante acompanhar o crescimento de uma comunidade e constatar essa transformação.  

Classificação

A classificação em 1º lugar no ensino médio e em segundo no fundamental é para mim o coroamento de uma gestão que deu certo graças à comunidade e equipeque se dedicou e acreditou que poderíamos fazer a diferença, e o resultado está ai, alunos que inicialmente tinham problemas serissimos de lacunas de aprendizado, já no ensino fundamental II onde muitos sem terem sido alfabetizadas nas linguagens de português e matemática, o que exigiu um trabalho muito bem feito de recuperação e nivelamento para que todos conseguissem acompanhar um trabalho de qualidade e comprometimento realizado pela equipe.

Superando as metas nacionais estabelecidas e a média dos resultados nacionais obtidas, sendo destaque no estado. “Repito aqui o que sempre falo aos meus professores, não existe criança quenão aprende, cabe a nos educadores encontramos os métodos adequados para despertar o interesse e atingirmos o aprendizado, pois quando o aluno não aprende, não avança, não entende o conteúdo isso mostra que o método usado não é o adequado para aquele aluno,então cabe a mim, professor, gestor,  família, equipe, descobrir uma metodologia para que esse canal de conhecimento seja estabelecido, pois todo ser humano é dotado de inteligência e pode aprender, cada um tem sua individualidade, mas todos podem. Essa é a beleza e a magia da educação que transforma vidas.

Agradecimento

Eu agradeço a todos os alunos do CTPMII, pois no dia da aplicação da prova tivemos 100% de presença, pelo esforço, pela dedicação e como eu sempre dizia para eles, vocês são o melhor time do mundo, um exemplo de que a educação pode mudar a realidade de uma comunidade e que através dela podemos alcançar o que desejarmos.

Deixo aqui registrado minha gratidão a toda a comunidade de Jaci-Paraná, pais alunos, a minha equipe, ao governo do estado, SEDUC e ao Comando da Corporação coronel PM Ronaldo por terem confiado no meu trabalho.

Desafio

Agora, a capitã PM Ossuci é diretora geral no CTPM I, Unidade em Porto Velho  “Deixo registrado o meu compromisso que em 2020 minha meta, agora no CTPM I onde estou diretora, é ser o primeiro colocado no Brasil.

OS NÚMEROS DO BRASIL

Crédito: Lucas Magalhães. Fonte: Inep 2018

RESULTADOS E METAS DE CADA UNIDADE FEDERATIVA – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS REDES PÚBLICAS E PARTICULARES

Crédito: Inep

RESULTADO DO ENSINO MEDIO ESCOLA DE PORTO VELHO

ESCOLA NOTA
CTPM II 5.2
Murilo Braga 4.7
Barão do Solimoes 4.6
Daniel Neri 4.4
Carmela Dutra 4.4
Marcelo Candida I 4.3
Bela Vista 4.0
Jayme de Alencar 4.0
CTPM I 3.7
Osvaldo Piana 3.6
Daniel Neri 3.4
Rio Branco 3.4
Bandeirantes 3.3
Major Guapindaia 3.2
São Luiz 2.9
Marcos Freire 2.5

Fonte: CRE PVH

Fotos CTPM

Jornalista Lenilson Guedes