Conectado por
Governo de Rondônia

Acre

Colégio Eleitoral homologa resultado para reitor e vice reitor da Ufac

Publicado por

em


Continua após a publicidade

O Colégio Eleitoral da Universidade Federal do Acre (Ufac) homologou nesta terça-feira, 29, o resultado do processo de consulta eleitoral para o reitorado da instituição realizado no último dia 22. Os trabalhos foram conduzidos pelo decano do Conselho, professor Enock Pessoa, que substituiu a presidente do Colégio Eleitoral Especial, Guida Aquino, reitora eleita para o quadriênio 2018-2022.

Os conselheiros homologaram o resultado final da consulta eleitoral após apreciação do relatório elaborado pela Comissão Eleitoral. O documento, lido pelo presidente, professor Dalbi D’ávila, descreveu os passos dados durante toda a consulta eleitoral realizada junto à comunidade universitária que elegeu os professores Guida Aquino e Josimar Batista, da chapa “Inova Sou Mais Ufac”, como reitora e vice-reitor, respectivamente, com 59,81% e 59,54% dos votos em paridade proporcional entre as categorias.

A única chapa concorrente, representada pelos professores Aline Nicolli e Carlos Eduardo Garção, recebeu 40,19% e 40,46% dos votos válidos em paridade proporcional, respectivamente.

A consulta eleitoral na Ufac ocorreu em turno único, com voto paritário – mas não obrigatório – para as três categorias. Do universo total de cerca de 14 mil eleitores aptos, o quórum final foi de 5634 votos válidos para reitor e 5535 para vice. No total, 36 urnas foram distribuídas nos campi de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia, Colégio de Aplicação, além dos Núcleos da Ufac localizados nos municípios de Santa Rosa, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão, Xapuri, Plácido de Castro, Acrelândia, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira.

Com a homologação do resultado do pleito, o Colégio Eleitoral votou também a composição da lista tríplice que será encaminhada, agora, ao Ministério da Educação (MEC) a quem compete a nomeação da reitora aguardada para o mês de junho.