Conectado por

Agronegócios

Circuito Nelore de Qualidade apresenta os vencedores da etapa de Redenção (PA)

Publicado por

em

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), a Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal premiaram, em Redenção (PA), os vencedores da 19ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 17 e 18 de setembro, na unidade da Friboi do município paraense.

Continua após a publicidade

“Nesta etapa do Circuito Nelore de Qualidade foram avaliado 294 animais, sendo 198 machos e 96 fêmeas. Entre os machos, 81% tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade) e 98% pesaram mais de 18 arrobas, sendo a média de 20 arrobas. Já 90% das fêmeas tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade), e 77% pesaram mais de 13 arrobas, com a média de 13,5 arrobas”, informa o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

A Medalha de Ouro de melhor lote de carcaças de Machos ficou com a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S/A, Confinamento Espírito Santo (Xinguara/PA).

“Somos confinadores e aguardamos ansiosos, todos os anos, para participar com os nossos animais, mostrar todo o preparo e a qualidade da carne que estamos colocando na mesa dos clientes. Ficamos super felizes. Toda a equipe estava ansiosa pelo resultado. Fica a sensação de que estamos fazendo a tarefa de casa com excelência. Não vejo a hora de trazer o troféu para mostrar para a equipe do Confinamento Espírito Santo. O Circuito incentiva todos os produtores a mostrarem seus produtos, a padronização que a cada ano estão adquirindo e comprovando que é possível, sim, produzir carne de excelente qualidade”, diz Poliana Garcia da Silva, especialista Comercial do Confinamento Espírito Santo.

A Medalha de Prata foi para Maurício Ribeiro Cordeiro, da Fazenda Ibiporá (Pau D’Arco/PA), e a Medalha de Bronze ficou com Francisco Eduardo de Lima Andrade, da Fazenda Madrugada (Redenção/PA).

Em relação às Fêmeas, o melhor Lote de carcaças foi de Marcus Vinicius Castro do Nascimento, da Fazenda Curral Redondo (Pau D’Arco/PA), ganhador da Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi para João Alonso de Oliveira, da Fazenda Maranguape (Bannach/PA).

Samuel Borges, responsável pela Compra de Gado da unidade da Friboi em Redenção, destaca que foi gratificante receber os lotes para participar desta etapa. Ele enfatizou a democratização do evento, não ficando preso somente aos grandes produtores, mas sim ao criador de Nelore.

“Não importa o tamanho do lote. O que ficou marcado é a qualidade da carcaça e a quantidade de animais enviados. Os pecuaristas ficaram felizes pela Friboi prestigiar a raça, dar oportunidade de apresentar os lotes e mostrar, em nível nacional, o que é produzido na região sul do Pará. Recebemos lotes de animais muito precoces, muito bom de acabamento de carcaça e ganho de peso. Embora estejamos passando por um período de seca, recebemos boiada de grande valia e estamos à disposição para as etapas do próximo ano. Percebemos que os pecuaristas ficaram muito satisfeitos. O apoio da Nelore foi muito importante”, destaca.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore.

Texto Assessoria