Conectado por

Mato Grosso

Cinco pessoas morreram por Covid-19 a cada 2 horas em MT na última semana


Compartilhe:

Publicado por

em

Em Mato Grosso, cinco pessoas morreram em decorrência da Covid-19 a cada duas horas na última semana. De acordo com os dados do Painel Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do dia 14 até o último domingo (21), foram 425 mortes. Ou seja, em média, 60 pessoas foram vítimas do novo coronavírus, por dia e pelo menos duas pessoas morreram por hora.

P U B L I C I D A D E

O índice aponta para um aumento de 81% na média de mortes por dia nesta semana, em relação a primeira semana de março, quando 33 pessoas foram a óbito diariamente.

Segundo os dados, o estado já registrou mil mortes por Covid-19 em março, ou seja, uma média diária de 45 óbitos. A taxa é 95% maior que a média diária de fevereiro, quando foram registradas 23 mortes por dia.

O mês de fevereiro, que tem 28 dias, registrou 645 mortes no total. Março atingiu este número em apenas duas semanas.

Já no mês de janeiro, 611 pessoas morreram por causa da Covid-19. Ou seja, foram 19 óbitos por dia. Se comparado a janeiro, março teve um aumento de 136% no índice diário de mortes confirmadas.

Fila de espera por vaga em UTIs

 

A fila de espera por leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso mais que dobrou em uma semana. Na última segunda-feira (15), 91 pacientes aguardavam vaga e, nesta segunda-feira (22), um total de 189, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Desde o dia 8 de março, não há leitos de UTI disponíveis no estado. Após a lotação máxima, o número de pacientes aguardando a liberação de leito só aumenta.

Colapso na saúde

 

O colapso na saúde se estende aos hospitais particulares. Em Cuiabá, alguns hospitais fecharam as portas do pronto-atendimento, devido à superlotação de pacientes com Covid-19.

Unidades públicas também suspenderam as internações por falta de vagas. As policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, Pedra 90 e do Planalto, e as UPAs dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos não conseguem mais receber pacientes.

Decreto estadual

 

Para frear o avanço da nova onda de Covid-19, o governo estadual prorrogou o decreto publicado na terça-feira (16) que toma medidas como toque de recolher e fechamento do comércio depois das 19h. As medidas continuam a valer até o dia 4 de abril.

Além do decreto, o governador Mauro Mendes (DEM) decidiu nesta sexta-feira (19), antecipar os feriados para reduzir a circulação de pessoas nos municípios. A mudança ainda depende da aprovação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Covid-19 em MT

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até domingo (21), 286.693 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso e 6.813 óbitos em decorrência da doença.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 493 internações em UTIs públicas e 565 enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 98,83% para UTIs adulto e em 68% para enfermarias adulto.

G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br