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Cinco dicas para quem busca ajudar crianças a desenvolverem habilidades sociais


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É possível fortalecer habilidades sociais com seu filho de várias maneiras divertidas, e algumas atividades são ótimas maneiras de também estreitar o relacionamento com os pequenos
Ajudar seu filho a desenvolver suas habilidades sociais pode gerar um impacto positivo duradouro em sua vida. Pessoas com soft skills, como são popularmente chamadas tais habilidades, geralmente sabem o que dizer e quando, como se comportar em uma variedade de situações e como fazer boas escolhas.
Por meio de interações cotidianas com as pessoas em suas vidas, muitas crianças adquirem habilidades sociais positivas por conta própria; no entanto, algumas outras precisam de instrução mais direta. De acordo com o relatório Social Skills Training for Teaching Replacement Behaviors, há muitos efeitos positivos do uso de modelagem e dramatização, e o ensino de autoavaliação ao ajudá-los a desenvolver habilidades sociais também gera inúmeros benefícios quando as crianças precisam aprender a:
  • demonstrar empatia
  • ouvir atentamente
  • seguir instruções
  • tomar decisões
  • ignorar distrações
  • cooperar
  • defender-se
  • pedir ajuda
  • esperar sua vez
  • lidar com provocações
  • lidar com perdas
Pensando nisso, a GoStudent Brasil perguntou aos tutores da plataforma quais os melhores hábitos e atividades que eles adotaram para sua torina de ensino e compilou essas dicas para os pais e familiares que querem ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais importantes para toda a vida.
1. Contato visual bom e sólido mostra à criança que você está interessado no que ela tem a dizer e que tem confiança em sua capacidade de ouvir, então:
a) Faça uma competição de se encarar. Fazer um concurso de contato visual pode ser um desafio positivo para algumas crianças – especialmente se elas tiverem uma tendência competitiva que pode ser exercitada de maneira saudável.
b) Olhos na testa. Quando você estiver brincando com uma criança, coloque um adesivo de um olho ou desenhe um par de olhos na sua testa. Incentive-a a olhar para os adesivos. Isso pode não ser exatamente olhar para os seus olhos, mas é um treino que os incentiva a olhar na direção certa de uma maneira engraçada e menos ameaçadora.
2. Aprender novas línguas, mesmo para crianças típicas, pode ser muito confuso. Uma maneira de facilitar o processo pode ser:
a) Brincar de jogo da memória. Escreva termos em outros idiomas em um conjunto de cartões e seus respectivos significados em outro. Peça à criança que tente emparelhá-los. Você também pode adicionar a imagem correspondente ao termo estrangeiro para ajudar aquelas que não querem ler tanto.
3. Ler rostos e interpretar emoções é importante em qualquer lugar, mesmo para crianças. Muitos mal-entendidos surgem quando as crianças interpretam mal as emoções dos outros. Às vezes, eles podem facilmente confundir um olhar de decepção e pensar que alguém está com raiva, ou podem confundir uma expressão nervosa com uma engraçada. Então que tal treinar:
a) Charadas de emoção. Em vez de usar títulos de filmes, animais ou outras palavras típicas, use emoções. Escreva nomes de sentimentos em pedaços de papel. Revezem-se escolhendo um pedaço de papel e, em seguida, representem a palavra escrita nele. Você pode substituir as palavras escritas por imagens que demonstrem aquela emoção. Se as crianças preferirem, elas podem desenhar a emoção em vez de representá-las. Você pode aumentar o desafio pedindo que elas expressem o sentimento com linguagem corporal e brincadeiras de mímica.
4. Permanecer no mesmo assunto é um desafio e as crianças tendem a enfrentar dificuldades ao participar de uma conversa regular. Aqui estão algumas atividades para ajudar no treinamento sobre como escolher um tópico para discutir e adicionar algo à conversa até que ela termine ou até que o assunto mude.
a) Contação de histórias com improviso. Para jogar este jogo, coloque na mesa imagens de diferentes emoções viradas para baixo. Então os jogadores decidem juntos que alguns elementos da história devem aparecer na história (por exemplo, um deserto , um cachorro ou uma banana). O objetivo é que os jogadores se revezem na construção da narrativa, construindo as ideias uns dos outros e (eventualmente) fazendo uso de todos os elementos da história. Para começar, o primeiro jogador escolhe uma carta e inicia a narrativa. Ele pode levar a história para a direção que quiser, mas deve incorporar o termo descrito na carta. Após um ou dois minutos, o próximo jogador pega uma carta e continua a narrativa. Os jogadores continuam a se revezar até que tenham usado todos os elementos necessários da história e chegado a uma conclusão satisfatória.
Sobre a GoStudent
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