Conectado por

Saúde

Cinco dicas para aliviar a dor de cabeça sem remédios

Publicado por

em

A dor de cabeça pode ser aliviada sem remédios, com medidas simples, quando o sintoma estiver relacionado a estresse, má alimentação, cansaço ou ansiedade.

Continua após a publicidade

Na maioria das vezes, a dor de cabeça passa com atitudes como aumentar a ingestão de líquidos ou colocar uma compressa no local onde está dolorido. No entanto, se o sintoma for recorrente ou acompanhado por febre, mal estar, vômitos e cansaço excessivo, é importante ir ao médico para descobrir a causa.

Veja o que você pode fazer em casa para que a dor de cabeça passe:

1. Colocar compressas frias ou mornas
A compressa deve ser aplicada no local da cabeça no local onde a dor é mais intensa – na nuca ou na testa, por exemplo – por cerca de 10 a 20 minutos.

A compressa fria é normalmente indicada quando a dor de cabeça é típica da enxaqueca, ou seja, quando é constante e, em alguns casos, acompanhada por outros sintomas. Assim, a compressa com água gelada ajuda a contrair os vasos sanguíneos na região e a diminuir o volume de sangue no local, aliviando a dor.

Por outro lado, as compressas com água morna são indicadas quando a dor de cabeça é tensional, ou seja, desencadeada por estresse. Nesse caso, além de fazer a compressa morna, é recomendado um banho de água quente, pois ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo.

2. Tomar café
Uma xícara de café forte sem açúcar também ajuda a combater naturalmente a dor de cabeça. No entanto, é importante saber qual a tolerância da pessoa para a cafeína pois, em alguns casos, tomar café pode aumentar a dor de cabeça ou não ter efeito nenhum.

É importante também aumentar a quantidade de líquidos ingeridos ao longo do dia, isso porque a dor de cabeça também pode ser sinal de desidratação.

3. Massagem na cabeça
A massagem na cabeça é ótima para aliviar a dor de cabeça, pois mobiliza a corrente sanguínea, diminuindo a dor e ajudando a relaxar. A massagem deve ser realizada com as pontas do dedo, massageando a testa, a nuca e parte lateral da cabeça.

4. Ter uma boa noite de sono
Muitas vezes a dor de cabeça é uma indicação de que o corpo precisa de descanso e, por isso, ter uma boa noite de sono pode ajudar a aliviá-la. Para isso, é importante respeitar a hora de ir dormir, evitar ficar no telefone ou assistir televisão no momento do descanso e criar um ambiente escuro que favoreça o repouso.

5. Tomar chá
Se a dor de cabeça não passar com os passos anteriores, pode-se beber uma xícara do chá de gengibre, pois a raiz tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Basta colocar 2 cm de raiz de gengibre em uma xícara de água, deixar ferver por 5 minutos, coar, deixar esfriar e beber.

Quando ir ao médico
É recomendado ir ao médico no caso da dor de cabeça não melhore ou seja mais intensa após seguir as dicas mencionadas, se durar mais de 3 dias ou se a pessoa apresentar outros sintomas como coriza, dor de garganta, mal-estar geral, náuseas ou vômitos, por exemplo.

Nestes casos, o médico pode solicitar exames para tentar identificar a causa da dor de cabeça e orientar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, se necessário. (Com informações do portal Tua Saúde)

METROPOLES