Conectado por

Featured

Cicatriz cirúrgica vazando líquido? Pode ser um seroma. Você sabe o que é?


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

O que é seroma?

O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente. É o extravasamento de um líquido semelhante ao plasma, que se acumula abaixo da pele, na região da cicatriz cirúrgica.

Quais são as causas do seroma?

Em geral, o seroma é devido a uma pré-disposição genética e ao não uso de uma cinta ou curativo compressivo após a cirurgia. Ocorre principalmente nas cirurgias que envolvem grandes deslocamentos de tecidos, como as abdominoplastias.

Quais são os principais sinais e sintomas do seroma?

Os principais sinais e sintomas do seroma são:

  • Inchaço e flutuação locais.
  • Abaulamento da cicatriz.
  • Dor.
  • Pele avermelhada.
  • Aumento da temperatura local.

Ocorre principalmente em cirurgias cesáreas ou abdominoplastias. Pode drenar-se espontaneamente através da cicatriz cirúrgica, ocasionando um grande susto aos pacientes.

 

Seroma

Como o médico trata o seroma?

O tratamento do seroma é feito através da punção do líquido por meio de agulhas e drenos, usando-se anestesia local para evitar a dor que o procedimento poderia causar. Além disso, o médico usa analgésicos e anti-inflamatórios, na medida da necessidade e poderá usar antibióticos preventivamente, uma vez que o seroma é um excelente meio de cultura para bactérias. Devem ser mantidos ou instituídos, se não existirem, curativos compressivos e o uso de uma cinta compressiva.

Como evolui o seroma?

Os líquidos acumulados são fluidos normais e não ocasionam nenhum mal, mas podem deformar as cicatrizes e torná-las pouco estéticas.

Se não for espontaneamente reabsorvido ou não for drenado, o seroma torna-se encapsulado e depois da formação de uma cápsula envolvendo-o, o tratamento adequado tem de ser cirúrgico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + quatro =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento