Conectado por

Rondônia

Chuva de granizo assusta moradores de área rural em Vilhena, Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Uma intensa chuva de granizo assustou a população da área rural de Vilhena (RO), município a pouco mais de 700 quilômetros de Porto Velho, na tarde desta quarta-feira (8). Segundo moradores, a tempestade apenas de blocos de gelo durou pelo menos 20 minutos. Já as pancadas combinadas com chuva e ventos fortes, entre 35 e 40 minutos.

P U B L I C I D A D E

O pedreiro Antônio do Nascimento, de 47 anos, foi um dos que se surpreendeu com a chuva de granizo. Ele, que vive há cerca de 35 anos na região, disse que nunca tinha visto tempestade assim.

“Coisa assim só vi no Sul do país, mas no Norte e dessa forma, jamais. Todo mundo ficou espantado”, relatou Antônio.

A surpresa foi tanta que o morador não pensou duas vezes e registrou o fenômeno. No início da tempestade, ele e outras quatro pessoas estavam em uma chácara próxima da residência dele trabalhando na construção de uma casa.

Pelas imagens feitas por Antônio e encaminhadas ao G1, é possível perceber o mar de gelo formado durante a chuva na propriedade.

Chuva de granizo assusta moradores de Vilhena

Chuva de granizo assusta moradores de Vilhena

Ao notar os blocos de gelo no chão, Antônio e os colegas correram para se proteger. “Foi tão forte que desgalhou árvores. Mas felizmente não me causou estrago. Os telhados estão inteiros e meu carro também”, contou.

O G1 tentou contato com o Corpo de Bombeiros local para saber sobre possíveis ocorrências devido à forte chuva. Mas, até a publicação desta reportagem, as ligações não foram atendidas.

Conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a chuva de granizo é um fato comum nessa época do ano, onde há o choque da massa de ar seco com a massa de ar fria, criando nuvens de grande extensão de cinco a 20 quilômetros de altura com temperaturas abaixo de zero grau, gerando o gelo.

 Meteorologista Marcelo Gama, do Sipam, confirma que há possibilidades de novas chuvas de granizo por Rondônia.  (Foto: Pedro Bentes/G1)

Meteorologista Marcelo Gama, do Sipam, confirma que há possibilidades de novas chuvas de granizo por Rondônia. (Foto: Pedro Bentes/G1)

Segundo o meteorologista do Sipam Marcelo Gama, há dois fatores que contribuem para a formação final do granizo.

“Os movimentos dentro das nuvens são mais fortes que os movimentos que seguram essas partículas. A atmosfera quente também faz com que as partículas derretam durante a precipitação, fazendo com que elas cheguem a superfície em tamanhos menores”, descreve o meteorologista.

Ainda segundo o Sipam, esse fenômeno pode acontecer em outras partes de Rondônia e da região Norte, já que agosto é o período mais seco do ano e suscetível a chegada de frentes frias.

A previsão para os próximos dias para a região sul do estado, conforme o Sipam, é que as temperaturas voltem ao normal já na sexta-feira (10), já que a massa de ar fria vem perdendo força na região.

Até lá, o clima segue com temperaturas amenas ao Cone Sul do estado, com máximas de até 28 graus.

*Colaborou Pedro Bentes

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br