Conectado por

Rondônia

Central de Cadastro Único recebe camionete para reforçar o serviço externo

Publicado por

em

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), entregou, na última sexta-feira (27/4), um veículo, tipo camionete, para a Central do Cadastro Único (CadÚnico), do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), para dar suporte ao serviço externo da unidade, ou seja, nos bairros distantes, nos distritos, vilas e localidades do município de Porto Velho.

O CadÚnico é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Continua após a publicidade

É o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Como nem todas as pessoas têm condições de se locomover para ter acesso ao serviço, faz-se necessário que a prefeitura vá até onde elas estão, para garantir que, quem tem direito aos benefícios, tenha a oportunidade de fazer o Cadastro Único. Então, o serviço do Cadastro Único vai às vilas, lugarejos e distritos, fazendo inscrições e dando orientações às pessoas sobre os direitos e benefícios que elas têm.

“O veículo possibilitará que implementemos nossos serviços no interior do município e, também, as ações nos bairros mais distantes da cidade. Agradeço a Prefeitura, em nome do secretário da Semasf, Claudi Rocha, e a direção do DPSB, que não tem medido esforços para que o nosso trabalho venha sendo executado com sucesso”, agradeceu o coordenador da Central de Cadastro Único, Vitor Júnior.