Conectado por

Geral

Catadoras e Catadores de Umarizal usam a reciclagem para embelezar espaços públicos


Compartilhe:

Publicado por

em

Grupo apostou no reaproveitamento de pneus e garrafas pet para dar uma nova cara à praça do bairro.

Quem passa pela praça Antídio Coringa, no bairro de São José, em Umarizal (RN), se surpreende com tamanha beleza. É difícil caminhar pelo espaço alheio ou alheia à revitalização que o local está recebendo das mãos de um grupo de pessoas que apostou no reaproveitamento de pneus e garrafas pet que iriam para o lixo, para dar uma nova cara à praça. Utilizar o que iria poluir ainda mais o Meio Ambiente a favor da arte.

A iniciativa de intervir artisticamente no espaço público surgiu da Umarizalense Núbia Cabral Araújo. Ela é integrante da Associação de Catadores e Catadoras de Recicláveis do município, além de exercer outros cargos em conselhos municipais e grupos religiosos de Umarizal. Núbia e mais um grupo de jovens estão envolvidas e envolvidos na revitalização da praça desde outubro de 2017. “Nossa intenção é mudar a realidade de alguns equipamentos públicos aqui de Umarizal, a exemplo desta praça, aplicando nela cor, arte e amor”. De acordo com Núbia, a ação está ajudando a diminuir o volume de pneus que antes eram descartados sem utilização. “Estamos ajudando a mudar a cultura da população com relação ao meio ambiente. Como não reciclamos pneus, eles foram muito úteis para este trabalho. Transformamos eles em verdadeiras obras de arte”.

A Transformação do pneu em arte se deu por meio de uma oficina viabilizada pela Diaconia aos catadores e catadoras. Um artista plástico especializado na transformação de pneus em jarros, bancos e outras formas, foi convidado para capacitar a turma, um total de 15 pessoas, entre eles Denis Alves Sobrinho, mais conhecido como Aranha. “É um trabalho muito interessante para nós e para a comunidade que ganha com uma praça novinha e bonita desse jeito”.

A comunidade aprovou a ideia. Dona Maria José Silva, moradora próxima da praça, relatou a alegria pela iniciativa. “Agora esse espaço está lindo. Eu e meu marido todos os dias caminhamos aqui. Dá gosto de ajudar o pessoal que está transformando este lugar”. A dona de casa ajudou na doação de uma lata de tinta para pintar os pneus. A ideia de repaginar a praça se estendeu para as ruas do bairro. Vários canteiros centrais estão decorados com os pneus e garrafas pet reutilizados. A inauguração oficial da praça acontecerá no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, quando haverá no local uma festa para lembrar a data.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *