Conectado por
Governo de Rondônia

Mato Grosso

Casa da Amizade realizará primeiro jantar em prol do projeto Força na Peruca

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Será realizado nesta sexta-feira (05) um jantar beneficente para o projeto Força na Peruca apoiado pela Casa da Amizade, um dos clubes da família rotária. O Projeto tem por objetivo a arrecadação de doação de mechas de cabelos para a confecção e distribuição de perucas para pacientes em tratamento de câncer.

O jantar será na sede da Casa da Amizade, a partir de 19h30. Os convites custam R$ 35 e podem ser adquiridos com as integrantes da Casa da Amizade ou na Sette Piscinas, com a Ana. Os interessados podem buscar mais informações sobre a aquisição com Luh Engelbrecht (65-99942 4312) ou Rosi (65 99995 8754). “O jantar terá a renda toda revertida para o projeto, para custear as despesas”, explica Luh. 

Luh responde pela coordenação do projeto. Ela destacou que o jantar é aberto à família, já que a organização está preparando um espaço kids para entreter as crianças enquanto os pais ou responsáveis participam do jantar e aproveitam as atrações programadas. “Também teremos uma palestra, pois o nosso objetivo é não somente emprestar a peruca, mas conscientizar sobre a prevenção”, relata Luh, citando que a descoberta de sinais da doença de forma precoce acelera o processo de cura e reduz os efeitos do tratamento no organismo dos pacientes. 

Sobre o Força na Peruca

O projeto Força na Peruca LRV iniciou em maio desse ano inspirado numa iniciativa de integrantes da Casa da Amizade de Ji-Paraná, Rondônia. A confecção de perucas tem atendido pacientes em tratamento de câncer de Lucas do Rio Verde, Tapurah, Sorriso, Primaverinha e até Cáceres. Desde o início foram produzidas 26 perucas que são emprestadas para o uso durante o período do tratamento quimioterápico. E a procura tem sido grande após os primeiros empréstimos. “Nós acabamos ajudando no tratamento do câncer, pois ajuda a melhorar a autoestima, devolve o sorriso, o brilho no olhar daquela paciente em tratamento”, assinalou Luh. 

O grupo de voluntárias estabeleceu meta para levar a Cuiabá perucas para pacientes em tratamento. “Objetivo é levar no final do ano uma quantidade ‘x’ de perucas. Temos estimado 50 perucas pra levar ao Hospital do Câncer, porque o nosso projeto abrange o Estado todo”, explicou. Porém, o grupo pretende levar uma remessa independente do número produzido até dezembro.

Atualmente, 12 pessoas, entre integrantes da Casa da Amizade e pessoas da comunidade participam, de forma voluntária, da produção das perucas. Elas acabam se envolvendo em todas as etapas da produção, da captação, separação das mechas de cabelo até o processo de costura. As perucas são produzidas numa das salas da sede da Casa da Amizade que comportam quatro máquinas de costura, espaço administrativo e depósito das mechas. “Quem tiver interesse de vir compartilhar esse projeto maravilhoso, abençoado, pode vir procurar, tanto a mim, quanto à presidente da Casa ou as demais companheiras da Casa da Amizade”, explicou. As atividades  acontecem de terça a quinta-feira, das 13h30 às 17 horas.

Doação

As doações de cabelos podem ser feitas nos salões de beleza credenciados, que são orientados sobre a forma adequada de cortar o cabeço de forma a não desperdiçar material. Os estabelecimentos são identificados com uma logomarca do projeto: Salão Paris, WHair, Sara, Jô, Regi Pires, Lena Coiffure, Glaucia Cabeleireira, Los Hermanos, Sandra Cabeleireira, Solange Hair e Salão Colonial. “Chegando no salão e falar que pretende fazer a doação, eles já sabem que é a partir de 15 centímetros e sabe como fazer a separação das mechas pra gente não ter uma perca tão grande cabelo”, reforçou Luh. Se a doadora do cabelo quiser pode levar o material até a oficina do projeto e assim conhecer pessoalmente o processo de confecção da peruca. A coordenadora acrescenta também que não há necessidade de levar, já que os responsáveis pelos salões avisam quando há material doado para o Força na Peruca.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *