Conectado por

Economia

Carreira de sucesso: 5 passos para construir a sua já!

Publicado por

em

Construir uma carreira de sucesso não acontece do dia para a noite. A maioria dos profissionais que chegam ao topo precisaram vencer muitos obstáculos e cada desafio foi construindo um profissional melhor. Uma das suas promessas para este novo ano é focar na carreira profissional? Então, acompanhe as dicas e reflexões abaixo, e veja os passos para construir uma carreira de sucesso já!

Descubra seus pontos fortes

Se conhecer é fundamental para desenvolver a inteligência emocional, que nada mais é do que a capacidade de avaliar seus próprios sentimentos e aprender a lidar com eles. Na carreira profissional, é importante você identificar suas habilidades, seus pontos fortes, entender o que você faz de melhor e saber usar essas informações ao seu favor.

Reconheça também as suas falhas e seus defeitos e reflita sobre o que você precisa para ser uma pessoa melhor. O ser humano é adaptável à qualquer situação e quando realmente queremos é possível mudar. Mas lembre-se de seus valores e princípios:  eles certamente irão com você para a vida profissional!

Estabeleça metas e objetivos

Você já sabe aonde quer chegar? Mais importante do que seguir o caminho, é saber onde ele irá te levar. Pesquise as oportunidades no seu mercado de atuação e selecione o que é mais interessante para você. Feito isso, estabeleça metas pessoais, metas de equipe (se for necessário) e planeje um fluxo que seja visível para você, para os colegas de trabalho e para as pessoas que você responde.

Se na empresa que você trabalha oferece um plano de carreira, não deixe de aproveitar as oportunidades. O marketing pessoal dentro das organizações levam muitos profissionais a se destacarem. Mas, claro que tudo é um conjunto de fatores: competência, crescimento e fazer as pessoas certas notarem.

Continue estudando

Quando você já sabe aonde quer chegar, naturalmente identifica as qualificações necessárias para isso. Insira nas suas metas e objetivos, as especializações que você precisa para se destacar. A dica é analisar o currículo de quem já tem sucesso na carreira, conversar com esses profissionais e descobrir o que de fato eles fizeram para chegar aonde estão. Além disso, mostra que você é um profissional interessado na carreira e amplia sua rede de contatos.

O interessante é que sites como a Catho, disponibilizam bolsas de estudo em universidades de todo o Brasil, como a Universidade Paulista (UNIP), por exemplo. É possível encontrar descontos para graduação, pós-graduação e até em cursos de idiomas. Sabemos que a falta de conhecimento na língua inglesa elimina muitos candidatos em diversas vagas.

Lembre-se do que te motiva

Às vezes é normal bater o desânimo em algum momento da carreira, por isso é importante lembrar do que te motiva a continuar. Algumas dicas são: assistir uma palestra motivacional de vez em quando, ler a autobiografia de alguém que você admira, assistir um filme que traga uma mensagem positiva (existem vários para guiar a carreira profissional!) e reconectar a sua carreira profissional com os seus valores e princípios.

Não desista!

Independente das dificuldades, que às vezes podem ser muitas, não desista. Pelo menos enquanto ainda existir sentido para você. Seja uma pessoa flexível, com jogo de cintura e adaptável às mudanças. O caminho pode ter obstáculos que você não esperava, mas com perseverança e paciência você saberá lidar com cada situação sem desistir.

Dessa forma, em um breve resumo, para construir uma carreira de sucesso é preciso se conhecer, entender o seu mercado, traçar metas e estudar sempre. Além disso, a disciplina faz parte do planejamento e execução de cada etapa, e a motivação é o combustível para você continuar no caminho sem desistir.

FONTE: ASSESSORIA