Conectado por
Governo de Rondônia

Municípios

Caravana do MRPE e Ideb fecha a semana com 30 municípios

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Preparação dos alunos do 5º ano foi motivação nas escolas e prefeituras

A Caravana do Movimento Rondônia Pela Educação (MRPE) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fechou a semana com 30 municípios visitados, além de outros que já receberam apostilas e estão utilizando a metodologia para preparação dos alunos à prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ou Prova Brasil.

Nesta sexta-feira (27), Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, visitou Buritis e durante a tarde Campo Novo. Em Buritis foi recebido por uma plateia entusiasmada em trazer bons resultados na prova para melhorar o Ideb, os professores estão empenhados em colocar seus alunos em uma posição de destaque para elevar o índice nas escolas do município. Tiveram destaque as explicações apresentadas por Daniel sobre as partes que tratam de Matemática e Português na apostila elaborada pelo Sebrae, impressa e oferecida pelo Sistema de Cooperativas do Brasil (Sicoob). Essas matérias estão colocadas de forma especial a fim de preparar os alunos para a Prova Brasil.

Em Campo Novo o diretor do Sebrae também falou da importância dos conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e cooperativismo que, da mesma forma, estão na apostila. Trata-se de uma parte dedicada à preparação dos alunos, incentivando-os a desenvolverem o espírito empreendedor, para que adquiram autonomia na capacidade de gerar seus próprios recursos. Em sua opinião “O aluno que o Sebrae quer preparar para ser empreendedor adquire a postura otimista, se por acaso as coisas não derem certo ele manterá a confiança para continuar em sua trajetória, porque acredita no seu potencial de realizar aquilo a que se propõe e não se desviará dos princípios que levam ao bem comum” afirmou o diretor.

Na rota 2 da caravana, o professor Edgar Teixeira visitou nesta sexta-feira o município de Nova União e mais uma vez destacou aos professores e diretores sobre a importância dos elementos multiplicadores da metodologia de aplicação da apostila. Nesta sexta-feira Edgar fez somente um município, mas na quinta-feira trabalhou nos municípios de São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques e teve uma ótima recepção, com os profissionais e alunos dedicados à missão de fazer um excelente exame de verificação.

Na rota 3, que cumpriu sua jornada de quinta-feira nos municípios de Jaru e Monte Negro, as analistas Rita de Cássia Assis Costa e Cleide Pereira ficaram surpresas com a animação dos alunos em Monte Negro. Estavam presentes a vice-prefeita Miceli Albano Moraes, a secretária municipal de educação Gilvânia Bergamo Moratto e o presidente da câmara dos vereadores vereador Marcos Antônio dos Santos. Nesta sexta-feira a equipe mobilizou os atores e protagonistas do MRPE em Ariquemes e a cerimônia cívica com alunos e professores sensibilizou a todos. Os gestores da educação em Ariquemes demonstraram especial interesse em conseguir bons resultados na avaliação. Foi interessante, porque levaram um mascote para o evento de apresentação do Sebrae com o Sicoob, o boneco chama-se Idebinho em alusão à prova do Saeb para melhorar o Ideb do município.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *