Conectado por

Rondônia

Capacitação na área de Segurança Pública resulta em 120 projetos que podem ser implementados em 2020


Compartilhe:

Publicado por

em

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou, de 18 a 27 de novembro, a capacitação de Gestão e Elaboração de Projetos de Segurança Pública para os servidores que atuam no setor, em Rondônia. Durante o evento, os participantes apresentaram projetos para melhorar a prestação de serviço público à sociedade Rondoniense e, no total, 120 projetos foram apresentados, eles serão avaliados e, sendo aprovados, entram no orçamento de 2020.

De acordo com o secretário José Hélio Cysneiros Pachá, uma medida que visa dar reposta positiva à população. “A sociedade certamente sentirá em breve o quanto foi importante a capacitação, com bons frutos que serão colhidos, melhorando a prestação do serviço. A partir de agora, os policiais militares, bombeiros,  policiais civis, Polícia Técnico-Científica e servidores da Sesdec, sabem fazer projetos para atender as demandas das instituições, porque não adianta ter recursos, sem projetos aptos a serem aprovados”, afirmou Pachá.

O titular da Delegacia Especializada em Controle de Armas, Munições e Explosivos (Decame), Márcio Reis Maia, apresentou o projeto que visa a implantação e implementação de Oficinas Básicas de Armeiros (Armarias), que proporcionará celeridade no conserto de armas do acervo da Polícia Civil. Quando apresenta defeitos, a arma pode por em risco a vida do policial em atividade, com a implementação do projeto, a arma será consertada e devolvida ao policial para o uso em razão da sua função, o que dará maior confiabilidade e segurança ao usuário, além de trazer economicidade para o estado de Rondônia.

O Delegado Márcio Reis falou da experiência em participar da capacitação. “Foi uma experiência ímpar. O ápice da capacitação foi testemunhar a apresentação dos participantes por videoconferência e ver a integração tecnológica de Porto Velho com as demais cidades de Rondônia”, elogiou.

Uma das apresentações foi da cidade de Cerejeiras, onde um policial fez uma projeto para construção e ampliação do Batalhão Polícia Militar. Em Porto Velho, uma assessora de imprensa entregou projeto de videomonitoramento para a Escola Estadual de Ensino Fundamental 21 de Abril, com intuito de garantir mais segurança à comunidade escolar.

O diretor do Instituto de Criminalística de Porto Velho, Flaxman de Souza Almeida, fez um projeto de  Estruturação da Seção de Informática Forense da Polícia Técnico-Científica e a chefe da Divisão de Projetos do Departamento de Apoio Administrativo e Logístico (Daal) da Polícia Militar de Rondônia, Luciana Rosa Vieira, fez um projeto sobre mini usina fotovoltaica On-Grid para atender as forças de segurança pública e Secretaria de Justiça (Sejus). “O projeto requer estudos mais detalhados para corrigir inconstâncias decorrentes do pouco tempo que os participantes tiveram para pesquisar e escrever”, declarou Luciana.

O secretário de Segurança Pública, Hélio Pachá, fez o encerramento da formação entregando o certificado de 40 horas aos participantes do Curso de Capacitação em Gestão e Elaboração de Projetos de Segurança Pública.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *