Conectado por

Medicina

Câncer matou mais que a covid em 2020. Silvia Cristina é a nossa voz no congresso na luta contra a doença!  


Compartilhe:

Publicado por

em

No último final de semana duas personalidades foram vitimizadas pelo câncer: Bruno Covas e Eva Wilma. O câncer matou 7,6 milhões só em 2020. A cada 150 minutos o câncer faz uma vítima no Brasil. Silvia Cristina, deputada federal por Rondônia é uma das maiores lutadoras no Congresso Nacional para impulsionar políticas públicas e a atenção do Governo em ações que diminuam as estatísticas de mortes por doenças oncológicas como a construção do Centro de Prevenção do Câncer que está em andamento.

BRUNO COVAS E EVA WILMA ENGROSSAM AS ESTATÍSTICAS DE VÍTIMAS DO CÂNCER NO BRASIL. (CRÉDITOS: PORTAL G1).

Nesse último final de semana duas personalidades públicas morreram devido ao Câncer. A atriz Eva Wilma e o prefeito de São Paulo Bruno Covas. O câncer mata a cada 2 horas e meia morre um brasileiro atingido pelo câncer. Em 2020 foram 7,6 milhões que morreram vitimizados dessa maldita doença no Mundo.

O número de vítimas pela Covid-19 foi de aproximadamente 3 milhões e 300 mil no mesmo período.

Desse total, metade está na faixa etária dos 25 e 50 anos.

Um bom apoio clínico no tratamento do câncer requer uma competente equipe multiprofissional que cerca os pacientes de cuidados levando em conta critérios objetivos de qualidade. O Brasil é um dos países que mais sofrem com a precariedade no tratamento em pacientes com câncer. Quando se tem parlamentares que lutam pela causa não só pela viés política, mas também como causa social, torna-se importante o apoio à esses parlamentares que sabem e conhecem o quanto essa doença maltrata e destrói além dos pacientes vitimizados seus familiares e amigos.

O CENTRO DE PREVENÇÃO SERÁ UM IMPORTANTE SISTEMA DE APOIO E COMBATE AOS PORTADORES DE CÂNCER EM RONDÔNIA E MODELO NO BRASIL. (FONTE: ASSESSORIA DA DEPUTADA SILVIA CRISTINA).

A Frente Parlamentar Mista da Luta Contra o Câncer criada no Congresso Nacional tem uma deputada nossa, de Rondônia, nesta causa tão nobre. A deputada federal Silvia Cristina luta pelas causas dos pacientes vitimados pelo câncer desde quando estava professora no município de Ji-Paraná/RO.
Silvia foi mais uma das vítimas do câncer, porém conseguiu a cura, após anos de luta e tratamento.
Silvia tem na bandeira da Saúde Pública e do Câncer seus ideais políticos na representação do povo de Rondônia na Câmara dos Deputados.
“O objetivo é buscar de forma suprapartidária, discutir, avaliar e propor medidas que proporcionem um efetivo combate a esse mal que assola o nosso país, integrando o Poder Legislativo aos demais Poderes, reunindo entidades representativas e principalmente setores de pesquisa e desenvolvimento científico que permitam a busca de tratamentos e cura para essa grave doença”, informou a deputada.

VÍDEO DA DEPUTADA FEDERAL SILVIA CRISTINA MOSTRANDO OS ÚLTIMOS PASSOS NA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE PREVENÇÃO.

Para a deputada federal Silvia Cristina o objetivo de apoiar as Unidades de Saúde, públicas e privadas que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, no fortalecimento orçamentário e financeiro e contribuir para a busca de legislações que permitam uma melhor atuação das entidades e profissionais que atuam no processo”, acrescentou. A  parlamentar tem se destacado por prestar excelente trabalho em todas as áreas, mas principalmente na saúde e ação social, onde não tem medido esforços para atender as reivindicações da população.

Após ser acometida por câncer de mamar, Silvia passou a trabalhar na prevenção e tratamento da doença na região central e no estado de Rondônia. A deputada também atuou como coordenadora voluntária do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) por 12 anos.

Centro de Prevenção de Câncer de Rondônia.

O Centro de Prevenção de Câncer de Rondônia que tem sede em Ji-Paraná é fruto de uma emenda de R$ 10 milhões disponibilizada pela deputada federal Sílvia Cristina que, sabendo da dificuldade que o rondoniense tem para conseguir diagnosticar a doença e fazer seus exames preventivos, lutou para que a construção se tornasse realidade. “Será uma obra revolucionária, sendo o 1º Centro de Prevenção de Rondônia que terá todos os tipos de exames à disposição de nossos pacientes”, disse a deputada.

Segundo informações do médico responsável pelas unidades de prevenção do Hospital de Amor, Dr. Raphael Haikel, a Unidade de Prevenção de Ji-Paraná será uma unidade moderna que vai dar suporte para todo o estado de Rondônia. “Essa unidade já tem uma unidade móvel que percorre mais da metade do estado e vai dar suporte para os exames de prevenção. Esse Centro de Prevenção também terá exames de mamografia e exames de papanicolau, só que no Centro será possível ter o diagnóstico do paciente com apoio de uma equipe de médicos onde serão realizadas as consultas, ultrassom, mamografia e o mais importante ainda, a biopsia por estereotaxia, que é uma biópsia que é feita na mamografia que consegue pegar o câncer em milímetros de tamanho. Na parte do colo do útero, o Centro oferece exame de colposcopia e biopsia, além do centro cirúrgico para cirurgias de até média complexibilidade, evitando a primeira ida da paciente até a capital Porto Velho”, contou o Dr. Raphael.

Já na capital Porto Velho, a deputada disponibilizou verba de R$ 16.500.000.00 (dezesseis milhões e quinhentos mil reais) para a construção do Centro de Reabilitação, que será uma das obras mais importantes do estado de Rondônia. A obra está sendo construída pela mantenedora, Fundação Pio XII e terá sede nas dependências do espaço do Hospital de Amor de Porto Velho e não irá atender apenas pacientes com câncer, mas sim, todos os pacientes com necessidades especiais físicas entre essas, pessoas que foram acometidas por acidentes que tiveram seus membros amputados ou que tiveram lesão medular, pacientes cognitivos com síndrome de Autismo, Síndrome de Down e com dificuldades auditivas e visuais. O Centro de Reabilitação também fabricará próteses e órteses.

HOSPITAL DE AMOR DA AMAZÔNIA – EXTENSÃO BARRETOS, É MODELO NA REGIÃO NO COMBATE E TRATAMENTO DE PORTADORES DE CÂNCER E TEM SALVADO MILHARES DE VIDAS. (CRÉDITO: HOSPITAL DE AMOR DA AMAÔNIA – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO).

Victoria Bacon –  Jornalista em Rondônia desde 2004. Atuou como Colunista, Redatora e Apresentadora nos mais conceituados e renomados sites e jornais eletrônicos de Porto Velho. 

Fanpage: @JORNALISTAVICTORIABACON