Conectado por

Agronegócios

Canadá suspende exportações de carne para a China


Compartilhe:

Publicado por

em

A medida afeta o comércio de quase meio bilhão de dólares em carnes e ocorre num momento de aumento das tensões entre Pequim e Ottawa, após a decisão do Canadá de prender uma executivo sênior da Huawei Technologies em dezembro.

P U B L I C I D A D E

A China já havia proibido a importação de sementes canadenses de canola, restringido a importação de produtos suínos de certos frigoríficos e prendido dois cidadãos canadenses por motivos de segurança nacional.

De acordo com um comunicado publicado no site da embaixada chinesa no Canadá, as investigações movidas pela China identificaram “óbvias lacunas de segurança” nas inspeções canadenses de carne exportada. A investigação foi iniciada depois que agentes aduaneiros chineses encontraram vestígios de um aditivo para ração, a ractopamina, em um carregamento de carne suína congelada canadense.

A ractopamina é proibida na China, que proibiu novas remessas de carne de porco de um processador baseado em Quebec.

De acordo com a embaixada chinesa, a investigação descobriu que o certificado veterinário anexado à carne de porco congelada era falsificado, e os investigadores canadenses descobriram outros certificados forjados.

“A fim de proteger a segurança dos consumidores chineses, a China adotou medidas preventivas urgentes e solicitou ao governo canadense a suspensão da emissão de certificados para carne exportada para a China”, informou o comunicado da embaixada chinesa no Canadá.

Autoridades canadenses aceitaram o pedido da China, disse o lobby do setor suíno do Canadá em comunicado nesta terça-feira.

O Conselho de Carne de Porco do Canadá disse que a medida não foi “o resultado de uma preocupação de segurança alimentar, mas o uso indevido da reputação do Canadá como fornecedor de produtos de qualidade segura”. O grupo acrescentou que as partes interessadas da indústria da carne estão em conversações com as autoridades canadenses sobre os próximos passos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br