Conectado por
Governo de Rondônia

Aripuanã

Campanha educativa realiza ações de combate ao abuso sexual em Aripuanã

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Uma das ações ocorrerá nos semáforos, no centro da cidade, para sensibilizar motoristas sobre os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância de denunciar casos ou suspeitas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Este é o principal objetivo da campanha educativa de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, que será realizada durante toda a semana, em Aripuanã. A ação faz parte do Plano de Ações Preventivas desenvolvido pela Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos do município.

A iniciativa faz parte do Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), promovido pela Nexa no munícipio com o apoio do Instituto Votorantim. O programa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, além de fortalecer as políticas e programas geridos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Em Aripuanã, o VIA é realizado em parceria da Nexa com o Instituto Aliança.

Durante a semana, adolescentes e profissionais das Redes de Proteção Social movimentam o município com o intuito de esclarecer e ampliar a denúncia de casos de violência sexual.

De acordo com a consultora técnica do Instituto Aliança, Andréa Righi, a campanha foi construída de forma participativa pelos profissionais da Rede de Proteção do município. “Ao longo do ano o grupo se organizou na elaboração do Plano de Ações Preventivas, além da criação do Fluxo de Proteção e Atendimento e da Ficha de Registro, que serão compartilhados entre os participantes”, explicou.

Em Aripuanã serão afixados cartazes nas escolas, unidades de saúde, hospital, Conselho Tutelar, repartições públicas e estabelecimentos comerciais. Sensibilizar a população e fixar cartazes nesses locais e em espaços públicos fazem parte da estratégia da campanha.

O grupo de adolescentes e profissionais da Rede de Proteção Social irá realizar um “pit-stop”, nos dias 28, 29 e 30, para sensibilizar nos semáforos os motoristas que passam pelo centro do município. Durante a ação, adesivos serão colados em carros, motos e caminhões, com informações sobre o combate ao abuso sexual, além da divulgação do Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual.

Para o consultor de Relacionamento com a Comunidade do Projeto Aripuanã, Sérgio de Oliveira, o programa é essencial para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e da Rede de Proteção Social. “A nossa expectativa é amenizar as ocorrências de violação, bem como o aprimoramento de procedimentos que possam melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes de Aripuanã”.

Integram a Rede de Proteção Social os representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de servidores da Secretaria de Assistência Social, Educação e Saúde, Conselho Tutelar, Saúde Indígena (Casai), Fundação Nacional do Índio (Funai), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Polícia Militar e Projeto Desbravadores.

A Nexa possui em Aripuanã um projeto polimetálico de extração e beneficiamento de zinco, cobre e chumbo. Em abril, a empresa obteve a Licença Prévia (LP) do empreendimento. A companhia aguarda a emissão da Licença de Instalação (LI) por parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para início das obras. A previsão é que a operação tenha início em 2021.  

O VIA – Programa Votorantim pela Infância e Adolescência – tem o objetivo de trabalhar as capacidades técnicas dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para que possam intervir em situações de violação de direitos nas localidades onde as empresas da Votorantim têm operação. Amparado na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990, o programa atua com crianças e adolescentes com direitos violados ou em situação de vulnerabilidade, através da qualificação das estratégias de prevenção e atendimento promovidas pelos atores-chave da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos dos municípios onde a Votorantim tem operação.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil.  Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.