Conectado por

Amazonas

Campanha de conscientização sobre o autismo iniciou neste domingo (31) em Manaus


Compartilhe:

Publicado por

em

Os tons de branco e azul deram cor à abertura da Campanha Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no domingo (31), no Complexo Turístico Ponta Negra, localizado na avenida Coronel Teixeira, Zona Oeste da cidade.

P U B L I C I D A D E

Para Mariley Matos Santos, mãe de Jonas Matos Santos, 23, diagnosticado com autismo, é importante que o Poder Público faça programações para conscientizar a população sobre a existência do Autismo, pois o preconceito ainda é grande na sociedade.

“É muito importante que as pessoas conheçam o autismo porque ainda existe muito preconceito. Eu, por exemplo, já passei por diversas situações com meu filho. Em restaurantes, shopping e até mesmo nas lojas já passei por constrangimento, onde uma vez um lojista quis até bater no meu filho por não conhecer sobre o autismo”, pontuou a tutora.

Mãe do Caio e do Gustavo, ambos diagnosticados com Autismo, Priscila Guedes, pontua que o preconceito e a falta de liberdade para freqüentar certos locais também ocasionam um preconceito com a família do autista.

“O Dia do Autismo é importante para que a sociedade possa conhecer os autistas e a partir daí respeitá-los. Não somente a criança com autismo, mas a família. Nós enfrentamos muitas dificuldades na parte social, de educação e na falta de uma inclusão efetiva. Nossa luta é para que nossas crianças possam freqüentar os locais que outras crianças freqüentam, que elas possam ser vistas como crianças normais, porque elas são normais e que a deficiência delas não seja maior do que o fato delas serem crianças”, desabafou Priscila.

Sobre a questão educativa, a professora Marlyan Silva, que além de educadora também é tia de uma criança com Autismo, a mediação por parte do professor é fundamental para trabalhar a interação da criança autista com os estudos e com a parte de socialização.

Ela também pontua que ainda falta mais dedicação por parte dos professores na capital na área de educação especial.

“Hoje em dia é comum a existência de crianças especiais nas escolas, por conta disso é importante que estejamos nos capacitando cada vez mais, pois assim, estaremos proporcionando não só uma educação melhor, mas ajudando a quebrar barreiras do preconceito”, esclareceu a professora.

Sobre o evento

A programação fez alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2) e foi coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária.

Durante todo o mês de abril a Prefeitura de Manaus também promove uma programação dedicada às pessoas com autismo envolvendo atividades físicas, lúdicas, palestras e audiência pública acerca do tema.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br