Conectado por

Municípios

CadÚnico: Beneficiários passam noite em fila para recadastramento na região metropolitana de Belém


Compartilhe:

Publicado por

em

A região metropolitana registra filas de pessoas em busca do recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico) . Na manhã desta sexta-feira (5), em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ananindeua havia pessoas na fila que chegaram na tarde de quinta (4).

P U B L I C I D A D E

Em Belém, houve confusão em frente ao Cras do bairro Guamá. Muitas pessoas ficaram aglomeradas e reclamaram da falta de senhas.

Na quinta-feira (4) também houve filas nas duas cidades na região metropolitana da capital paraense.

“Na quinta eu cheguei já era 8h da manhã e tinha 2 mil pessoas e não consegui. Para eu ser atendida hoje, cheguei 10h da noite”, disse uma das moradoras que estava na fila em Ananindeua na manhã desta sexta aguardando por atendimento – veja o relato completo no vídeo acima.

Segundo ela e outros moradores, muitos chegaram na quinta e outros madrugaram, pois a distribuição de senhas é por ordem de chegada , sendo 300 por dia.

Alguns foram embora após ver o tamanho da fila e devem retornar na próxima semana para tentar atualizar o recadastro do Cadúnico.

 

Os moradores foram à central preocupadas em como receber o Auxílio Brasil, que vai substituir o Bolsa Família.O CadÚnico é necessário para muitos dos benefícios sociais.

Segundo o governo federal, o novo benefício de começar a ser depositado no dia 17 de novembro. A ideia é seguir o mesmo calendário do Bolsa Família, mas com um reajuste de 20% sobre os valores que vinham sendo pagos. O valor de R$ 400 só deve ser atingido em dezembro.

Fila por recadastramento em Ananindeua dá volta em quarteirão  — Foto: TV Liberal/Reprodução

Fila por recadastramento em Ananindeua dá volta em quarteirão — Foto: TV Liberal/Reprodução

Segundo a Prefeitura de Ananindeua, as 300 senhas diárias, em um único Cras da cidade, são oferecidas desde o início do ano de segunda à sexta., das 8h às 14h.

Sobre a fila em Belém, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que gerência o serviço, informou que são distribuídas 40 senhas por dia, sendo 20 pela manhã e 20 à tarde e não respondeu sobre ações e orientações que podem ser tomadas para evitar aglomerações no bairro Guamá.

O recadastro é realizado a cada dois anos ou em caso de alterações de endereço, telefone ou documentos do beneficiário. O recadastramento segue na próxima semana no Cras de Belém e Ananindeua.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br