Conectado por

Saúde

Bronquite tem cura? Entenda quais são os tratamentos


Compartilhe:

Publicado por

em

Bronquite é uma doença que afeta as principais vias aéreas dos pulmões e geralmente é causada por vírus e bactérias. Seus dois tipos – agudo e crônico – se diferenciam pela gravidade e tempo de duração dos sintomas.

P U B L I C I D A D E

É importante tratar o problema o quanto antes para evitar complicações – como a pneumonia. Vamos saber se a bronquite tem cura e quais são os possíveis tratamentos.

Afinal, bronquite tem cura?

Para saber se bronquite tem cura e quais tratamentos devem ser feitos, é preciso avaliar o tipo do problema:

Bronquite aguda

A maioria dos casos de bronquite aguda tem cura e, geralmente, sara espontaneamente em algumas semanas, sem a necessidade de tratamentos. Para isso, é importante descansar e beber muitos líquidos.

Caso não regrida sozinho, este tipo pode ser curado com o uso de remédios, como antibióticos e antivirais. Se assim for, deve-se seguir o tratamento até o fim, mesmo que o paciente se sinta melhor, para evitar a recidiva da infecção.

Ainda podem ser indicados broncodilatadores – medicamentos inalatórios que ajudam a abrir as vias respiratórias – e remédios para aliviar a tosse.

Bronquite crônica

Em outros casos, os sintomas da bronquite podem durar muito mais tempo: se permanecerem por pelo menos 3 meses é caracterizada a bronquite crônica.

Essa é uma das várias condições conhecidas como Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC) e dura pelo menos três meses e dois anos seguidos.

Não há cura para a bronquite crônica, mas algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a aliviar seus sintomas, tais como:

  • Manter uma dieta saudável, já que pode ajudar a prevenir infecções pulmonares;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Evitar fumar;
  • Evitar irritantes pulmonares, como tinta ou produtos de limpeza domésticos;
  • Usar máscara quando o ar estiver muito poluído;
  • Utilizar um umidificador. O ar quente e úmido ajuda a aliviar a tosse e solta o muco nas vias aéreas. Certifique-se de limpar o aparelho de acordo com as recomendações do fabricante para evitar bactérias e fungos no recipiente de água.

Você ainda pode fazer reabilitação pulmonar – programa de exercícios respiratórios no qual um terapeuta especializado ensina a respirar mais facilmente e aumentar o condicionamento físico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br