Conectado por

Mato Grosso

Botelho revela pedido de Janaína sobre eleição e pede calma: tem deputado afoito


Compartilhe:

Publicado por

em

O presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM) confirmou a tramitação de uma PEC que autoriza a antecipação da eleição da Mesa Diretora. Segundo ele, houve um pedido da deputada Janaína Riva (MDB), que está grávida e deve dar a luz no final de agosto. A escolha da nova diretoria acontece em setembro. “Não é nada grande, talvez uma ou duas semanas”, ressalta Botelho, reforçando que Janaína, hoje vice-presidente, quer participar e votar.

Capa Botelho Janaina

Deputada Janaína conversa com Eduardo Botelho em uma das sessões da Assembleia

Ele garante que a alteração acontece por respeito às mulheres e mães “que todos nós temos e respeitamos. Então, eu permiti a tramitação de uma PEC que pode mudar isso (data da eleição)”. Nos bastidores, a informação é de que a mudança tem relação com as eleições municipais e também com a escolha de um novo conselheiro para o TCE – há a expectativa de que uma vaga seja aberta neste ano.

Ao comentar a tramitação da PEC, Botelho reclama sobre a antecipação da discussão de quem serão os novos membros da Mesa Diretora.

Ele pede paciência aos colegas e que o start seja dado apenas após a eleição suplementar, que escolherá o novo senador de Mato Grosso no final de abril – em razão da cassação de Selma Arruda.

 “Tem deputado muito afoito. Eu não conversei com nenhum sobre isso, pode perguntar para todos. Tem que esperar o momento certo”, disse sem citar nomes. Os deputados Max Russi (PSB) e Silvio Fávero (PSL) têm criticado a mudança na data da eleição e cobram explicações.

Nova data

Sobre a definição da data, Botelho ressalta que aguarda uma resposta de Janaína que passará por novos exames para saber quando o bebê deve nascer. A parlamentar enfrenta uma gravidez de risco.

Além da presidência ocupada por Botelho, podem ser renovados outros seis cargos na Mesa Diretora na eleição marcada para o final de setembro. São eles: primeira vice-presidência (Janaina); segunda vice-presidência (João Batista – Pros); primeira secretaria (Max); segunda secretaria (Valdir Barranco – PT); terceira secretaria (Valmir Moretto – PRB ); e quarta secretaria (Paulo Araújo – PP).

FONTE:rdnews