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Bolsa Instituto TIM – OBMEP comemora conclusão de sua primeira turma de estudantes


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Projeto do Instituto TIM em parceria com o IMPA beneficia 200 universitários

P U B L I C I D A D E

O Instituto TIM oferece, desde 2015, bolsas no valor de R$ 1.200 para estudantes medalhistas (ouro, prata ou bronze) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que ingressam em cursos de Ciências Exatas em universidades públicas. Nesse período, cerca de 200 alunos de mais de 50 universidades de todo o Brasil já participaram do projeto, que beneficiou estudantes de cursos como Engenharia, Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática, Medicina, Química.

A Bolsa é uma parceria do Instituto TIM com o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que visa apoiar financeiramente talentos provenientes de escolas públicas, para que possam cursar a universidade. A primeira turma medalhista conclui o período em que recebe a bolsa no fim deste ano. A iniciativa contribuiu para que esses jovens pudessem cursar o ensino superior, mantendo o foco no desenvolvimento educacional.

Cleia Fabiane Winck, estudante de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), revela que a bolsa foi fundamental para que pudesse cursar a faculdade em Cascavel. “Matemática é um curso difícil, com taxa de evasão muito elevada. A bolsa do Instituto TIM permitiu que eu me dedicasse 100% à faculdade, podendo assim concluir o curso no tempo certo. Também consegui ajudar a minha família que é do município de Planalto”, conta Cleia, que pretende ingressar em um programa de mestrado na sequência e, futuramente, se dedicar à docência.

Já a estudante de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Natalia Barreto Simedo conta que, com a bolsa, conseguiu cursar a faculdade em outra cidade. “Foi um grande incentivo para eu me manter em Belo Horizonte, já que sou de Divinópolis. O custo de vida na capital é bem mais alto e, graças à bolsa, pude me dedicar aos estudos”, comenta Natalia.

Muitos cursos são integrais e exigem dedicação dos universitários. Bruna da Silva Donadel, estudante de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é natural de Timbé do Sul e precisou se mudar para Florianópolis, onde cursou a graduação. “Sem a bolsa, acredito que não teria conseguido concluir o curso, que exige dedicação integral aos estudos e se torna ainda mais difícil para quem precisa conciliar trabalho e faculdade”, destaca Bruna, que, futuramente, pretende voltar para o interior para dar aulas, além de se dedicar à área de tecnologia.

O Instituto TIM acredita que todos têm direito à educação científica e acadêmica de qualidade, que contribua para o avanço da produção de conhecimento no Brasil.

Sobre o Instituto TIM

 O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (da educação infantil à graduação); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e mais de 60 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o país, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 400 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

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