Conectado por

Mato Grosso

BIOGÁS: Professores da UFMT são recebidos pela assessoria da deputada Janaina Riva e explanam a viabilidade da geração de energia com gás metano

Publicado por

em

O Biogás é visto como alternativa para geração de energia elétrica em substituição ao gás natural. Esta fonte d energia é produzida a partir da decomposição da matéria orgânica (resíduos orgânicos) por bactérias.

Continua após a publicidade

A assessoria da vice-presidente da AL/MT, deputada estadual Janaína Riva(MDB), receberam uma comissão de professores da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT para tratar sobre o tema “geração de energia com gás metano”.

O Assessor parlamentar Vivaldo Marcório, popular “Peninha”, representou a deputada na reunião com os professores Leonardo, Ailton, Mário e Eduardo, do setor Químico da Universidade, onde ambos explanaram a viabilidade do projeto no Estado e quais as fontes de gás metano, como ex. decomposição de lixo orgânico (aterros sanitários e lixões), digestão de animais, reservatórios de hidrelétricas, processos industriais; Pecuária, etc..

” Para nós é um prazer receber esta importante comissão de professores da nossa renomada universidade, que em nome da deputada, parabenizamos pela iniciativa e pela forma gentil que nos informou como é todo o procedimento para viabilizar este importante projeto, onde será aproveitado os resíduos do milho, soja e do porco e outras matérias prima já citadas. O projeto está em tramitação, a temos como autor a deputada Janaína Riva (MDB) “. Explicoui Peninha

Sobre o gás metano – Na geração de energia do biogás, ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão. Essa energia mecânica ativa um gerador que produz energia elétrica. O biogás também pode ser usado em caldeiras por meio de sua queima direta para a cogeração de energia.é um gás produzido pelo lixo é utilizado para geração de energia dentro dos aterros sanitários.

(da redação)