Conectado por

Alimentação

Benefícios que uma dieta low carb traz para a saúde


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Na busca pelo emagrecimento, você pode se deparar com vários tipos de dietas diferentes, cada uma com seus benefícios e contraindicações. Uma das mais famosas atualmente é a dieta low carb, cujo objetivo principal é reduzir a quantidade de carboidratos consumidos. Mas quais os benefícios de optar por essa dieta?

A seguir, explicaremos um pouco melhor do que se trata a dieta low carb e mostraremos cinco benefícios que ela pode trazer à sua saúde. Para finalizar, daremos algumas dicas para te ajudar a começar a sua rotina low carb, bem como esclarecer algumas contraindicações. Acompanhe conosco!

O que é a dieta low carb?

A dieta low carb consiste, basicamente, em ter uma alimentação com baixa ingestão de carboidratos. Ela não busca, porém, ser uma dieta restritiva. Seu ponto principal é mudar a forma como a pessoa se relaciona com a comida e promover a busca por uma alimentação mais saudável e com alimentos menos processados.

Em outras palavras, quem segue a dieta low carb prioriza carnes (de preferência fresca, evitando salsichas e embutidos em geral), verduras e legumes orgânicos, ovos frescos e laticínios. Em contrapartida, busca-se evitar alimentos processados em geral, doces, arroz, farinhas (especialmente a não-integral), gorduras trans e grãos.

beneficios que uma dieta low carb trazem para a saude 1

É importante ressaltar que não há necessidade de cortar totalmente esse tipo de alimento; a ideia é construir um estilo de vida onde a prioridade sejam os alimentos do primeiro grupo. Por esse motivo, a dieta low carb é considerada prática na sua manutenção, uma vez que não depende de cardápios específicos, contagem de calorias nem de alimentos de difícil obtenção. Ela também traz vários benefícios para a saúde, como você vai conhecer a seguir:

1 – Sensação de saciedade

Um dos grandes problemas das dietas restritivas é que o corte de calorias e alimentos acaba deixando a pessoa com fome, e ela acaba desistindo da dieta em pouco tempo. Porém, a low carb não tem essa característica. Os alimentos consumidos nessa dieta têm alto valor nutritivo e também trazem uma sensação de saciedade maior do que os carboidratos.

Assim, não só a dieta low carb não faz a pessoa ‘passar fome’ enquanto cumpre a dieta, como também traz mais satisfação do que a alimentação comum, amplamente baseada em carboidratos. Com isso, se come menos e o emagrecimento acontece de forma bem natural, sem perda de energia ou de nutrientes para o corpo.

2 – Previne a diabetes

Praticamente toda a glicemia presente em nosso corpo tem origem nos carboidratos, que são convertidos em açúcar no sangue. O problema é que esses açúcares geram picos de insulina no organismo e, caso se perca o controle dessa produção, o processo pode facilmente desencadear em diabetes.

A dieta low carb ajuda, portanto, a controlar os níveis de glicemia e insulina no sangue. Para quem já tem problemas metabólicos originados desse descontrole, optar por essa dieta é a melhor forma não-invasiva de tratar essas questões e evitar que elas evoluam para quadros mais sérios. No entanto, se você já tem diabetes, consulte seu médico antes de fazer uma mudança alimentar radical.

3 – Redução da pressão arterial

Há uma série de estudos que comprovam que seguir uma dieta low carb ajuda a reduzir significativamente a pressão arterial para quem tem esse índice elevado. Como há a diminuição na ingestão de glicose e também um maior controle de triglicerídeos e colesterol, como veremos adiante, a pressão sanguínea também acaba por diminuir.

Isso é algo extremamente importante, pois a pressão elevada é muito prejudicial ao organismo. Ela pode levar a uma série de problemas cardiovasculares, incluindo derrames e infartos do miocárdio. Assim, contar com uma dieta que ajude a manter a pressão em níveis saudáveis é importante, especialmente para pessoas com fator genético de risco.

4 – Perda de peso

Para quem, além de buscar uma vida mais saudável, está realmente interessado em emagrecer, a dieta low carb não deixa de ser uma boa opção. Diferente das dietas mais restritivas, ela não causa apenas a perda de gordura, mas também não permite que o organismo retenha tanto líquido, reduzindo o inchaço.

A perda de peso da dieta low carb não é artificial, mas sim a longo prazo. Como ela é uma dieta relativamente simples de ser mantida, é possível reduzir medidas e perder peso de forma gradual, saudável e eficaz. Além disso, esse peso não será recuperado rapidamente como acontece quando se segue uma dieta restritiva por um tempo e então a abandona. Em outras palavras, você evita o famoso e super prejudicial ‘efeito sanfona’.

5 – Controle de triglicerídeos e colesterol

Muitas pessoas podem estranhar esse benefício; afinal, não há redução no consumo de gorduras na dieta low carb. Então como ela pode ajudar na diminuição de triglicerídeos e aumento do colesterol bom?

Bem, para começo de conversa, precisamos esclarecer que os triglicerídeos não surgem somente da gordura, mas sim do açúcar quando associado aos ácidos graxos. Ao reduzir seu consumo de açúcar, você automaticamente diminui a quantidade de triglicerídeos, e de gordura circulando pelo corpo.

E ao consumir gorduras não saturadas, você aumenta a quantidade de HDL, ou colesterol bom, em seu organismo, e diminuir o LDL, chamado ‘colesterol ruim’. Com isso, você protege o seu tecido cardíaco e também evita uma série de doenças cardiovasculares.

Dicas para não errar na low carb

Gostou dos benefícios da dieta low carb? Antes de entrar de cabeça nessa dieta, porém, tome certos cuidados. Pesquise e se informe sobre possíveis efeitos colaterais, e sempre consulte o seu médico, para garantir que essa mudança alimentar não será negativa para você.

Existem algumas pessoas que devem evitar a dieta low carb. Crianças e adolescentes em fase de crescimento precisam das energias presentes nos carboidratos, então devem evitar. Gestantes e idosos também não devem seguir a dieta low carb; as grávidas não devem fazer nada que promova a perda de peso, e os idosos já perdem massa magra naturalmente nessa fase, então podem ter deficiência nutricional.

Amigaosaude.com.br

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento