Conectado por

Saúde

Bem-estar na menopausa: dicas para viver melhor


Compartilhe:

Publicado por

em

A menopausa é um dos períodos mais marcantes na vida das mulheres. Por sinalizar mudanças físicas e emocionais, esta fase traz muitas questões e dúvidas, além de ser tratada como um grande bicho de sete cabeças. No entanto, essa transição é natural e deve ser encarada com tranquilidade e muita leveza.

Mas, afinal, o que é a menopausa?

A menopausa é a transição entre duas fases reprodutivas da mulher: uma ativa e outra inativa. Neste período, a produção hormonal do organismo feminino oscila bastante e causa efeitos sentidos no corpo inteiro. Os principais sintomas são as ondas de calor, a insônia e a instabilidade emocional.

Mas o principal sintoma que indica a menopausa é o desequilíbrio nos ciclos menstruais. Fluxos muito grandes ou muito pequenos sinalizam essa oscilação. O período entre um ciclo e outro também é indicativo, com doze meses seguidos sem menstruação sendo o maior sinal da menopausa.

Além disso, nesse período podem surgir outros problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose. Portanto, se cuidar e manter o alto astral nessa fase é muito importante. Confira algumas dicas.

Atividade física

Por causa da oscilação hormonal, o ganho de peso pode surgir durante a menopausa. Por isso, seguir uma rotina de atividades físicas é essencial. Treinos aeróbicos e exercícios de musculação regulam o metabolismo do seu organismo e tonificam o seu corpo, além de prevenir doenças do coração. Portanto, exercite-se!

Dieta equilibrada

Doenças como diabetes e osteoporose podem ser prevenidas ou ter seus efeitos reduzidos quando a alimentação saudável está em dia. Invista em uma dieta equilibrada e saudável, com bastante frutas, verduras e alimentos ricos em proteínas e cálcio.

Lazer

As ondas de calor, o suor excessivo e a insônia podem tirar qualquer pessoa do sério. Por isso, reserve horas do seu dia para fazer atividades que você gosta e reduzir o estresse do dia a dia. Ir à praia ou cinema, ler um livro ou até praticar esportes contam muito na hora de manter a sua saúde mental e emocional.

Acompanhamento médico

Existem tratamentos médicos que podem aliviar os sintomas da menopausa ou prevenir outros problemas que a acompanhem, por isso, visite regularmente o seu ginecologista para fazer os exames adequados.

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento