Conectado por

Mato Grosso

Bebê de 50 dias é primeira paciente do Hospital Santa Casa; outros chegam ainda hoje


Compartilhe:

Publicado por

em

Uma bebê de apenas 50 dias foi a primeira paciente a chegar no novo Hospital Estadual Santa Casa, reaberto nesta segunda-feira (29), após uma requisição administrativa feita pelo Executivo. Ainda hoje, outras seis pessoas devem chegar e receber tratamento na unidade de saúde.
 
A bebê foi transportada de avião, da cidade de Brasnorte. Ainda nesta segunda-feira, é prevista a transferência de seis pacientes (de Brasnorte, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Sinop e Cáceres) para o novo Hospital Estadual.
 
O hospital é estadual e atenderá não apenas as demandas da Baixada Cuiabana, mas também de todas as regiões de Mato Grosso.
 
Conforme explicou a diretora da unidade, Danielle Carmona, “Este hospital atuará como uma unidade porta aberta referenciada. Ou seja, em casos de urgência, o paciente dará entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Policlínica e será transferido para o Hospital Estadual, via Central de Regulação, após a orientação e autorização do médico regulador”.
 
Primeira etapa
 
De acordo com o cronograma, nesta primeira etapa serão retomados os atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise – procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirúrgias pediátricas e cirurgia geral (dotadas de sistema de monitorização contínua, que atende pacientes em estado potencialmente grave ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos).
 
Outros atendimentos que integram a lista dos serviços de saúde da unidade contemplam o Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), tais como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitomestria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças). Além de todos os serviços listados, o hospital poderá receber até 180 pacientes para internações.
 
Para iniciar os atendimentos da primeira etapa, o hospital possui uma escala com total de 101 profissionais para atuação na área clínica: 13 anestesiologia, 1 cancecerologia/ hematologia e hematerapia pediátrica, 4 cirurgião geral, 8 clínica médica, 4 medicina intensiva, 4 medicina intensiva pediátrica, 2 medicina intensiva pediátrica e neonatal, 3 medicina intensiva pediátrica e neonatal infecto, 9 médico, 1 médico infectologista, 6 nefrologistas, 3 nefrologia pediátrica, 2 neonatologista, 10 oncologistas/cancerologistas, 28 pediatra, 1 pediatra acumputurista e 2 pediatra de medicina intensiva.
 
Segunda etapa
 
Na segunda etapa, após os 30 dias de funcionamento da primeira, serão oferecidos mais serviços à população, atendendo também nas áreas de Cardiologia, Vascular, Ortopedia Pediátrica, Neurocirurgia Pediátrica e cirurgias gerais de média complexidade. Além do anúncio de todos esses atendimentos, a equipe de regulação do Estado já iniciou o processo de planejamento para realização das primeiras cirurgias.
 
As UTIs já estarão 100% prontas para entrar em operação. O centro cirúrgico, que possui 10 salas para operação e 10 leitos de recuperação pós-anestésica (RPA), está totalmente aparelhado com equipamentos de primeira linha. Quando estiver em total funcionamento, o maior hospital estadual de Mato Grosso estará com um total de 242 leitos e todo os serviços serão prestados 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Além disso, para prestar os atendimentos, o quadro de servidores possui uma equipe de 255 pessoas, distribuídas nas áreas administrativa, enfermagem, fisioterapia, nutrição clínica, maqueiros, psicologia e assistente social.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br