Conectado por

Saúde

Beba água para emagrecer, mas não faça só isso

Publicado por

em

Quem está em busca de perder aqueles quilinhos extras costuma se perguntar: beber água para emagrecer realmente funciona? Esta é uma dúvida bastante comum e bastante pertinente.

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, porém, precisamos entender que nosso corpo é extremamente dependente de água – 70% dele é feito deste líquido. Para se ter uma ideia, tomar água é tão importante para o funcionamento do organismo que até podemos sobreviver algum tempo sem comida, mas não sem água.

Da mesma forma, ela será sempre importante para qualquer dieta ou regime com objetivo de perder peso. Mas não é apenas isso: o ganho de massa e o equilíbrio hormonal também dependem da ingestão adequada de água, que é vital para as atividades internas do corpo.

Por isso, hoje vamos conversar sobre por que a água é assim tão essencial e como sua ingestão em quantidade suficiente pode facilitar o emagrecimento. Desde já, precisamos deixar claro que não existe fórmula mágica, mas sim processos naturais do nosso organismo que contribuem para a perda de peso.

Portanto, é claro que simplesmente tomar água por si só não vai fazer o “milagre do emagrecimento”. Isso porque são necessários outros ajustes no dia a dia, como reeducação alimentar e prática constante de exercícios físicos.

A quantidade certa de água por dia

Em média, sempre dizemos que uma pessoa deve tomar pelo menos 2 litros de água por dia, mas, na verdade, essa quantidade pode ser diferente conforme o seu peso.

Existe um cálculo simples para ter uma medida mais exata, que considera que devemos tomar 35 ml de água para cada quilo que pesamos. Assim, uma pessoa com 60 kg deveria tomar 2,1 litros por dia (pois 60 x 35 = 2.100), enquanto uma pessoa de 70 kg precisa de 2,5 litros.

Além disso, essa quantidade pode variar de acordo com sua rotina, atividades ou até mesmo o clima do lugar onde você mora. Caso você faça muitos exercícios físicos ou more em um lugar quente e úmido, a necessidade de tomar água é ainda maior.

Sem água, nosso corpo não funciona direito

A presença da água em quantidade suficiente em nosso corpo é essencial para seu bom funcionamento, pois nossas reações bioquímicas ocorrem em meio aquoso. Sem ela, nosso organismo tem mais dificuldade para fazer a digestão e eliminar aquilo que ele não precisa.

Além disso, tomar água em quantidade suficiente garante um bom funcionamento dos nossos rins, permitindo que eles eliminem as toxinas e, assim, evitando o inchaço causado pela retenção. Sim, você precisa tomar água para evitar que seu corpo a retenha!

Isso acontece porque, na falta dela, a concentração de sais aumenta e o organismo vai reter líquidos para tentar compensar esse desequilíbrio. E, como você sabe, ao eliminar o inchaço, acabamos “pesando menos” na balança e perdendo medidas.

Água para emagrecer

Essas informações explicam por que uma ingestão insuficiente de água atrapalha a perda de peso. Contudo, de acordo com a Dra.Luciana Pepino, a água pode dar uma “mãozinha” ao processo de emagrecimento de pelo menos duas maneiras:

1. Metabolismo mais rápido

A primeira delas é que, quando ingerimos uma quantidade significativa de água, algo como dois copos seguidos, o organismo tem um efeito termogênico, aumentando o metabolismo em 30% durante uma hora para equilibrar a temperatura do líquido ingerido.

Isso acontece porque, enquanto nosso corpo tem uma temperatura normal de 36,6 oC, a água “ao natural” está em torno de 20 oC, de forma que o organismo tem que gastar energia para aquecê-la. E como você sabe, gastar energia significa queimar calorias.

2. Sensação de estômago cheio

A segunda maneira como poderíamos usar a água para emagrecer é pelo simples fato de que ela causa uma distensão do estômago. Esse aumento de volume ativa o sistema nervoso visceral, que entende que o estômago está cheio – portanto, você não precisa comer.

Como resultado, você vai sentir menos fome por algum tempo, além de seu organismo promover um aumento do metabolismo no intuito de consumir os supostos alimentos que causaram essa distensão no estômago.

Quantos quilos dá para perder tomando água?

Esta é outra pergunta bastante comum. Na verdade, porém, não é possível “perder peso” literalmente apenas tomando água. Apesar do aumento nas taxas metabólicas, estima-se que esse efeito queime apenas 1.500 calorias por mês, o que não é suficiente para provocar um emagrecimento.

Contudo, isso não é motivo para descuidar da quantidade de água que você ingere por dia. Além de causar desidratação, beber pouca água deixa você a pessoa mais cansada e mal-humorada – e quem é que vai conseguir fazer exercícios ou seguir uma dieta nessas condições?

Durante o treino em si, a água é fundamental para repor o líquido perdido pelo suor (que diminui nosso desempenho) e também para controlar a temperatura do corpo. Nem precisamos dizer: se você estiver muito acalorado, seu rendimento vai cair na hora.

Além disso, como vimos anteriormente, nosso intestino precisa da água para poder cumprir seu papel. Manter uma dieta rica em fibras e tomar pouca água vai ter efeitos bem desagradáveis: prisão de ventre, gases e inchaço abdominal.

Por isso, caprichar nas refeições à base de verduras, legumes, frutas, cereais integrais e proteínas magras é importante para emagrecer, mas a perda de peso pode ser prejudicada se você não der a mesma importância para a quantidade de água ingerida.

A água pode não provocar a perda de peso em si, mas ela é essencial para que medidas como a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos funcionem e você possa emagrecer de forma saudável.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *