Conectado por
Governo de Rondônia

Política

Banda de música: Deputado Jesuíno apresenta Projeto de Lei que declara patrimônio cultural do Estado de Rondônia

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Os deputados Jesuíno Boabaid (PMN) e Lazinho da Fetagro (PT) apresentaram e tiveram aprovado o Projeto de Lei 963/18 que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial a Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia, também conhecida como “Furiosa”.

A aprovação da lei, além de abrir inúmeras possibilidades de investimentos na Banda, é um reconhecimento a este grupo que é parte da história do Estado, sendo ainda mais antigo que ele próprio, conforme narra a historiadora Yêdda Borzacov que teve participação fundamental na elaboração da justificativa do projeto: “Com a criação do contingente militar de fronteira, em 1932, organizou-se a primeira banda de música militar, sendo esta integrada à Guarda Territorial por ocasião da constituição da banda de música da recém criada corporação militar do Território do Guaporé. Essa banda de música criada por meio do Decreto n° 19 de 13 de setembro de 1944…”

A solenidade contou com a presença de vários ex-regentes da Banda de Música que emocionados receberam a aprovação, entre eles estavam o tenente PM Mús Eli Schuindt, tenente PM Mús Paulo César de Oliveira Dantas, tenente PM Mús Carlos Tadeu Sifontes e o Subtenente PM Mús B. Costa, além de todos os atuais componentes da Banda de Música e do Ajudante Geral, capitão PM Glauber Souto, que agradeceu em nome de todos o reconhecimento:

Somos muito privilegiados por poder fazer parte desse momento que a banda está vivendo, são inúmeros investimentos, reconhecimentos, parcerias de todos os setores do Estado e, principalmente, da Assembleia Legislativa, disse o capitão PM Glauber, assegurando que a banda de música nunca cresceu tanto em tão pouco tempo, e isso é fruto do incentivo do comando da corporação, desde o coronel PM Clairton, ex-subcomandante geral, e agora sendo consolidado pelo coronel PM Ronaldo, atual comandante.

Além disso, completa, não posso deixar de destacar o envolvimento, em vários projetos, dos sargentos Quelson, Cleiton e Márcio Henrique. Com certeza com a determinação destes policiais e com as Bençãos de Deus a banda vai continuar trilhando esse caminho de prosperidade.

Ao deputado estadual Lazinho da Fetagro, o nosso respeito e agradecimento, extensivo à todos os demais deputados que votaram e consolidaram essa outorga que agora segue para aprovação ou veto do Governador do estado.