Conectado por

Agronegócios

AVICULTURA: Pesquisa aponta aumento na produção de ovos com uso de minerais orgânicos


Compartilhe:

Publicado por

em

Dentre tantas peculiaridades que o cercam, uma que chama bastante atenção é que o mesmo já vem com embalagem própria, a casca. A casca é um dos fatores que mais influenciam na qualidade interna e por consequência na durabilidade do ovo. Dessa forma, cuidados com a nutrição adequada da poedeira, como a inserção de minerais orgânicos na ração são essenciais para garantir um bom produto. Pesquisa realizada pela Alltech do Brasil com 10 mil poedeiras, avaliou o desempenho dos animais alimentados com minerais orgânicos e mostrou aumento de 1,85% na produção de ovos, melhora de 14,5% na unidade Haugh (parâmetro de qualidade interna do ovo) e 3,3% na resistência da casca.

Campo – Esses resultados já foram vistos no campo pelo avicultor Edvan Kruger, de Santa Maria de Jetibá (ES), logo após ter adotado, em 100% de seu plantel, a utilização dos minerais orgânicos em substituição total aos inorgânicos. Edvan, que está na avicultura de postura desde a infância, afirma também ter notado melhora na saúde das aves. “A produção de ovos aumentou cerca de 2% e a casca ficou mais resistente. Além disso, as poedeiras têm comido menos e melhoraram seu desempenho. Não tive mais problemas de enfermidades, principalmente com a queda das temperaturas”, afirma.

Disponibilidade de nutrientes – O uso de minerais orgânicos na ração proporciona maior disponibilidade desses nutrientes às aves, permitindo que essas possam manifestar seu potencial produtivo. Como resultado, verifica-se ovos com maior espessura e resistência de casca, o que é fundamental para garantir o transporte da granja até a casa do consumidor. Segundo o gerente de vendas na área de avicultura da Alltech do Brasil, Anderson Lima, os microminerais possuem importantes funções na fisiologia animal. “Além da casca, tem-se verificado melhoria na qualidade interna do ovo, o que contribui para um maior tempo de conservação e armazenamento”, explica. Para isso, a Alltech desenvolveu o Bioplex TR Se, um mix de microminerais orgânicos que permite menor suplementação na ração para atender na medida certa as exigências dietéticas dos microminerais para as aves.

Maior absorção – Ao contrário dos minerais inorgânicos, os microminerais orgânicos Bioplex, por serem mais biodisponíveis, possibilitam maior absorção no trato digestivo. O gerente destaca também a melhora no custo-benefício para o produtor. “O aumento na taxa de postura das aves e redução das perdas de ovos impróprios para o consumo tem promovido maior retorno sobre o investimento, confirmando a adoção dos minerais orgânicos em dietas de poedeiras”, ressalta.

Sobre a Alltech – Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech descobre e entrega soluções para a nutrição sustentável de plantas, animais e pessoas. Com mais de 100 unidades de produção global, a Alltech é líder em produção e processamento de leveduras e minerais na forma orgânica.

Princípio – Nosso princípio orientador ACE busca desenvolver soluções que são seguras para os animais, consumidores e também para o meio ambiente. São mais de seis mil colaboradores espalhados pelo mundo que têm o compromisso de para trabalhar todos os dias para nossos consumidores.

Empresa familiar – A Alltech é uma empresa familiar – o que permite se adaptar rapidamente às novas necessidades do consumidor e a permanecermos focados em inovação de ponta. Sediada em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos, a empresa tem uma presença forte em todas as regiões do mundo. Para mais informações, visite www.alltech.com/news. Nos contate também pelo Facebook.

Fonte: Assessoria de Imprensa Alltech
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *