Conectado por

Amazonas

Autuações pela Lei Seca no Amazonas chegam a mais de 8 mil em dez anos


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Acidente de trânsito ocorreu durante a madrugada em Manaus (Foto: Reprodução)

Nos últimos 10 anos, foram registradas 8.096 multas a motoristas que foram flagrados por dirigir embriagados no Amazonas. Exatamente no mesmo período, entrou em vigor a Lei 11.705 – 19 de junho de 2008 – mais conhecida como Lei Seca que prevê penas de multa e prisão para motoristas que dirigissem após beber.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), de janeiro a maio deste ano, foram 265 casos de embriaguez ao volante. No mesmo período de 2017, foram 203 registros, o que representa um aumento de 30,5% dos casos.

De acordo com o diretor presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Franklin Pinto, o respeito às leis de trânsito é uma questão de educação. “Muitos falam do trânsito , mas infelizmente não cumprem as leis. Investimos pesado na educação e nas campanhas. Além disso, as próximas gerações farão a diferença, contribuindo para salvar vidas no trânsito”, disse.

Em todo o ano de 2017, foram 1.228 pessoas multadas por dirigir após realizar consumo de álcool.

 Quantidade de autuações por estado (Foto: Arte G1 SP)

Quantidade de autuações por estado (Foto: Arte G1 SP)

Segundo dados divulgados pelo órgão, as blitze de fiscalização são a principal ação para combater que motoristas dirijam sobre efeito de álcool. As blitz acontecem alternadamente durante os dias da semana e fim de semana e, são realizadas em todas as zonas da cidade.

Diferente de quando surgiu em 2008, hoje não há qualquer tolerância de concentração de álcool no sangue do condutor e a multa é de R$2.934,70. O motorista que ao ser pego dirigindo embriagado causar a morte de alguém no trânsito, tem pena máxima de prisão de 8 anos. Já se não houver vítimas fatais, apenas feridos graves, a pena cai para 5 anos de prisão.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento