Conectado por

Acre

Até agora, nenhum exame encontrou resultados positivos a doença de Chagas em Rio Branco


Compartilhe:

Publicado por

em

Após a identificação de fragmentos de DNA de Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas, em açaí comercializado na capital, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Saúde, fez chamamento público à população para realização de exames de prevenção.

No período de 4 a 8 deste mês, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, foram coletadas 4.152, das quais 3.934 apresentaram resultados “não reagentes” e as restantes ainda estão em análise. Em entrevista, o secretário municipal de saúde disse que a intenção era, primeiramente, resguardar a saúde da população.

“Garantimos que todas as pessoas que nos procuraram realizaram o exame. Mais de 4100 pessoas realizaram o exame e até o momento não identificamos nenhum resultado positivo”, celebra Oteniel Almeida.

A coleta de exames terminou nessa quarta-feira, 20. “Ainda temos 218 exames que serão analisados”. O secretário garante que até o final deste mês concluirão a fase de análise do restante dos exames.

A prefeitura ressalta que seguiu o protocolo do Ministério da Saúde ao identificar a presença do protozoário naquela região do Mercado Elias Mansour e tomar providencias.

“Agora nós encerramos esse ciclo dos exames e orientamos a população que consuma produtos de origem, de estabelecimentos que tenham alvará sanitário e assim evitaremos qualquer transtorno que possa acontecer”, conclui Almeida.

(ac24horas)