Conectado por

Aripuanã

Aripuanã-Esclarecimento sobre a situação do lixo


Compartilhe:

Publicado por

em

quarta, 9 de junho de 2021

 

Em resposta a solicitação da comunidade em geral, a Prefeitura de Aripuanã, vem por meio desta nota, informar a todos os moradores que o serviço de coleta de lixo foi prejudicado nos últimos dias por conta de um problema com a frota de caminhões da F4 Ambiental e Terraplenagem, empresa terceirizada responsável pelo serviço de coleta do município desde 2019.

O proprietário da empresa, Fernando Eduardo dos Santos, informou que encontrou dificuldades na aquisição de peças para manutenção dos caminhões que fazem a coleta, o que ocasionou na paralisação parcial do serviço.

Com o retorno da frota, o serviço de coleta está voltando a normalidade, no entanto, por conta desses dias em que o trabalho foi prejudicado, houve um acúmulo do material a ser coletado, o que impede que o serviço volte à normalidade em todos os pontos da cidade de forma imediata.

A Prefeita Seluir Peixer pontuou que a gestão vem fazendo a sua parte cobrando a empresa responsável pelo serviço terceirizado de forma constante. A gestora também destacou que mesmo tendo a empresa terceirizada, a administração municipal está realizando os trâmites para aquisição de novos veículos para reforçar o serviço de coleta de lixo no Distrito de Conselvan e nas comunidades.

Devido aos transtornos gerados pela paralisação parcial do serviço de coleta de lixo, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio, João Reghin Neto, explicou que a Sematic vai fazer um trabalho orientativo com a população.

Ainda sobre a pauta lixo, no início desta semana deu-se início a um incêndio na entrada do Lixão Municipal. De acordo com João, algumas pessoas têm o hábito de atear fogo no lixo para depois fazer a coleta de latas, ferro, dentre outros itens, o que não é recomendado, principalmente neste período de seca.

João também pontuou que alguns caminhões que estão tirando casqueiro de madeira das serrarias estariam descarregando no Lixão Municipal, o que é inadequado e ainda prejudica o trânsito no local com a obstrução das vias. Esse despejo irregular dificulta o trabalho dos caminhões que vão até o Lixão para realizar o descarte da coleta de lixo. Quem também é prejudicado por essa atitude são moradores e empresas que vão até o local fazer o descarte de alguns materiais por conta própria que, pela dificuldade de acesso, acabam fazendo o descarte no local mais fácil, porém impróprio.

“Nós pedimos que as pessoas tenham um pouco mais de consciência, esse tipo de ação prejudica não só a Prefeitura, mas a população de uma forma geral. Nós encaminhamos um trator escavadeira PC para dar uma organizada no Lixão e abrir mais espaço para que seja possível transitar com maior facilidade por ali. Quanto ao incêndio, nós estamos tentando controlar a situação, mas já pedimos para que as pessoas não façam isso, ainda mais nesta estação do ano, o fogo fica comendo por baixo do lixo e pó de serra, o que dificulta e muito nosso trabalho”, explica João.

A Prefeita Seluir Peixer reforçou o pedido, orientando os moradores que não tomem esse tipo de atitude. “Nós pedimos para que os moradores que praticam esse tipo de conduta tenham um pouco mais de consciência e pensem no próximo. Não coloquem fogo ali, ainda mais nessa época do ano em que nosso município precisa disponibilizar caminhão pipa para amenizar a situação da poeira na cidade. Nesta época do ano, sem chuva, muitos moradores sofrem por conta da poeira, principalmente quando falamos em problemas respiratórios. Novamente, pedimos a colaboração de todos, pois nós não temos um caminhão pipa para ficar disponível o tempo todo no Lixão”, ressalta Seluir.

Aripuana.mt.gov.br