Conectado por

Porto Velho

APROVADO: Projeto de Lei do vereador Pastor Sandro prevê realização de sessões de cinema adaptadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 


Compartilhe:

Publicado por

em

A Câmara de Porto Velho aprovou na terça-feira (08), projeto de lei n° 4.021/2020, que dispõe sobre a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno de Espectro Autista e seus familiares.

Projeto de Lei que prevê realização de sessões de cinema adaptadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto assinado pelo vereador Pastor Sandro (PSB), foi aprovado em segunda votação em sessão plenária. Agora, o texto segue para ser sancionado pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB).

Os cinemas de Porto Velho deverão reservar pelo menos uma sessão por mês para pessoas com autismo, como forma de inclusão social. Nas sessões destinadas a este público, não deverá ser exibida publicidade comercial, as luzes deverão ficar parcialmente acesas, e o som terá de ser reduzido.

O público dentro das salas também deverá ser reduzido e os familiares terão acesso irrestrito ao local, ou seja, poderão entrar e sair sempre que necessário. A intenção das medidas é garantir a melhoria de habilidades sociais, comunicativas, adaptativas e organizacionais, deixando os autistas mais à vontade.

“A presença da família com a pessoa que possui TEA é de suma importância, já que eles são treinados e acostumados na convivência com esse autista, sendo que esse distúrbio pode causar também muita aflição a esses familiares”, disse Pastor Sandro.

(Assessoria)