Conectado por

Economia

Aprovado e bloqueado: 360 mil não sacaram R$ 600. Veja a solução


Compartilhe:

Publicado por

em

Alguns trabalhadores aptos a receber o auxílio emergencial de R$ 600, que informaram possuir contas bancos que não a Caixa Econômica Federal, estão com dificuldades para receber o benefício.

P U B L I C I D A D E

O auxílio foi aprovado para essas pessoas, e o aplicativo informa que o crédito foi realizado. Contudo, ao abrir a conta, nada dos R$ 600 prometidos.

Ao Metrópoles, a Caixa informou que essa situação atingiu ao menos 360 mil pessoas. E trata-se de um descolamento entre os dados presentes na base do banco estatal e aqueles presentes nas contas destino. Como solução, a Caixa informa ter criado contas poupança específicas para essas pessoas nos seus próprios canais para que eles possam receber.

A inconsistência ocorre por causa de informações repassadas ou cadastradas de maneira errada, a depender de cada caso, destacou o banco.

Entre os principais erros estão: titularidade divergente, número da agência ou da conta errado, CPF cadastrado inválido ou até mesmo conta encerrada.

Assim, o dinheiro, que na prática é creditado automaticamente pelos bancos, acaba sendo devolvido à Caixa Econômica Federal para realizar a correção.

O Metrópoles escutou relatos de beneficiários e servidores de que houve atraso até o banco estatal oferecer essa solução, e que o problema já havia sido identificado na primeira semana de pagamento do auxílio. Nesse meio tempo, esses 360 mil trabalhadores ficaram sem receber os R$ 600, apesar de o aplicativo informar que o pagamento havia sido realizado.

O que foi feito

Por causa da problemática, a Caixa Econômica Federal decidiu abrir uma conta Poupança Social Digital para essas pessoas que não receberam o crédito automático de outros bancos. Logo, o crédito não será mais feito por outro banco, e sim direto nos canais da empresa.

A operação não tem custos ao beneficiário. A movimentação da Poupança Social Digital é feita pelo aplicativo Caixa Tem. A criação é automática, segundo informa a Caixa.

Após fazer o login no Caixa Tem, o aplicativo vai mostrar a página principal; aperte em “Auxílio Emergencial” e, em seguida, “Consultar o auxílio na Poupança Social Digital”. Clique depois em “Receber Código”. Veja a caixa de mensagens (SMS) e digite o novo número. Veja o passo a passo completo aqui.

Dessa forma, é possível transferir dinheiro da Poupança Social Digital para outros bancos, caso seja necessário. Há, porém, um limite: três transferências por mês durante 90 dias. Como são previstos apenas três depósitos do auxílio emergencial, o limite está dentro das necessidades.

A nova conta aberta pela Caixa permite realizar transações e fazer pagamentos. Além disso, não se pode ter saldo superior a R$ 3 mil.

O cliente poderá também efetuar saque em espécie sem cartão nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui dos valores creditados.

Para evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus, a Caixa decidiu escalonar a liberação do saque em dinheiro, conforme o calendário a seguir:

  • segunda-feira (27/04) – nascidos em janeiro e fevereiro
  • terça-feira (28/04) – nascidos em março e abril
  • quarta-feira (29/04) – nascidos em maio e junho
  • quinta-feira (30/04) – nascidos julho e agosto
  • segunda-feira (04/05) – nascidos em setembro e outubro
  • terça-feira (05/05) – nascidos em novembro e dezembro
Versão dos bancos

Procurado, o Banco do Brasil (BB) informou que tem realizado regularmente os créditos nas contas de seus clientes.

“O BB também disponibiliza em seu site a consulta aos respectivos clientes que receberam o Auxílio Emergencial”, completou, em nota.

Para verificar o direito ao recebimento do auxílio emergencial no Banco do Brasil, o cliente é orientado a consultar o site (acesse aqui). “Informações adicionais devem ser consultadas no App Caixa Auxílio Emergencial”, finalizou.

O banco Bradesco também foi procurado, mas não retornou. O espaço continua aberto.

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br