Conectado por

Economia

Aposentados: veja 7 direitos que você tem em sua aposentadoria do INSS


Compartilhe:

Publicado por

em

A maioria dos trabalhadores que já se aposentaram ou estão prestes a solicitar sua Previdência Social acreditam que o pagamento mensal e o 13º salário são seus únicos benefícios. Porém, há diversas vantagens que essas pessoas têm direito, mas nem sempre acessam.

Um exemplo é que todo aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode acumular benefícios. Esta regra permite que o aposentado some seu salário com a pensão por morte deixada pelo cônjuge.

Com a Reforma da Previdência, aquele que tiver direito ao acúmulo de benefícios poderá receber o valor integral do benefício que for mais vantajoso financeiramente para ele e uma parte do que for menor. Confira mais 6 vantagens do segurado do INSS:

PIS/Pasep

Todo aposentado que trabalhou entre 1971 e 1988 tem direito à cota do PIS/Pasep. Ele pode efetuar o saque se não o fez na época. A consulta do seu saldo pode ser feita em uma agência da Caixa, com a apresentação o CPF.

Reabilitação profissional

Se ficar impedido de realizar sua atividade por doença ou acidente, o aposentado na ativa tem direito a ser reabilitado para voltar ao mercado de trabalho. O INSS deve fornecer recursos como próteses, órteses e instrumentos de trabalho para o beneficiário.

Salário-família do INSS

Aqueles com mais de 65 anos, aposentados e que possuam filhos menores de 14 anos ou inválido podem solicitar ao INSS o salário-família. O valor do benefício varia conforme o número de dependentes. A cota por filho é de R$ 51,27 para quem tem renda de até R$ 1.503,25.

Manutenção do plano de saúde

Os aposentados podem solicitar a manutenção do plano de saúde se tiverem contribuído, em decorrência de vínculo empregatício, por no mínimo dez anos. Para permanecer no plano, o aposentado terá que assumir o pagamento integral da mensalidade, nas mesmas condições de cobertura assistencial que tinha quando estava no mercado de trabalho.

Saque do FGTS

Depois de se aposentar é possível sacar integralmente o depósito do Fundo de Garantia. Se a pessoa foi dispensada sem justa causa, receberá multa de 40% do saldo do FGTS. Os saques são realizados nas agências da Caixa.

Restituição do imposto de renda

As pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental e portadores de doenças graves têm prioridade na restituição do Imposto de Renda.

 

Istoedinheiro.com.br

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento