Conectado por

Geral

Após três anos de execução, Projeto Bem Diverso comemora resultados positivos junto a comunidades tradicionais brasileiras


Compartilhe:

Publicado por

em

Confira no Conexão Ciência desta semana os resultados da iniciativa  conjunta entre a Embrapa e o PNUD na região da Alto Rio Pardo, MG.

O programa Conexão Ciência que vai ao ar hoje (31/07) às 19h15 na TV NBR, do governo federal, apresenta um balanço das ações do Projeto Bem Diverso na região de Alto Rio Pardo, norte de Minas Gerais, após três anos de execução. A Iniciativa conduzida em parceria entre a Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem como objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira em paisagens de múltiplos usos, de forma a assegurar os modos de vida das comunidades tradicionais e agricultores familiares, gerando renda e melhorando a qualidade de vida. O programa é produzido em parceria entre a Embrapa e a TV do governo federal e pode ser assistido também no canal da NBR no YouTube.

O Projeto Bem Diverso envolve seis Territórios de Cidadania de três biomas brasileiros. O Conexão Ciência desta semana vai apresentar as ações de boas práticas de manejo que estão sendo desenvolvidas junto a comunidades tradicionais da região de Alto Rio Pardo, no norte de Minas Gerais. O entrevistado é o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Anderson Sevilha, que fala sobre as atividades de construção de conhecimento, conduzidas em parceria com as cerca de 200 comunidades tradicionais da região.

Uma dessas ações envolve a realização de oficinas para disseminação de boas práticas junto aos agricultores locais. Mas, muitos outros públicos têm sido priorizados pelo Projeto, como explica Sevilha. “Os estudantes e jovens comunicadores da região são segmentos muito importantes, especialmente porque atuam como multiplicadores das ações”, ressalta.

A região de Alto Rio Pardo é predominantemente rural, já que de uma população de cerca de 192 mil habitantes, 86 mil vivem em áreas destinadas à agropecuária. As boas práticas de manejo envolvem todo o processo produtivo, desde a coleta até a comercialização. “Nas oficinas e em outras ações, procuramos conjugar conhecimento tradicional e científico em prol do melhor aproveitamento das práticas produtivas das comunidades, incluindo por exemplo, melhores momentos para coleta dos frutos, entre muitas outras”, explica o entrevistado.

O objetivo principal é estimular o extrativismo sustentável de produtos locais, principalmente frutos do Cerrado, como pequi, mangaba, araticum e cagaita, entre outros. Na entrevista, o pesquisador faz um balanço muito positivo dos três anos de execução do Bem Diverso. “Hoje, estamos bastante satisfeitos com os resultados, com destaque para o engajamento das comunidades”, finaliza o pesquisador.

O Conexão Ciência é produzido em parceria pela Embrapa e a NBR e vai ao ar todas as terças-feiras na TV do Governo Federal, às 19h15. Saiba como sintonizar a NBR na página da EBC Serviços na internet. Assista aqui aos programas anteriores.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *