Conectado por

Mato Grosso

Após governo do MT decretar estado de emergência, ministro diz que focos ‘já estão sendo prontamente combatidos’


Compartilhe:

Publicado por

em

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles disse na tarde desta quinta-feira (12) que os focos de incêndio no Mato Grosso estão sendo prontamente combatidos.

P U B L I C I D A D E

“No estado do Mato Grosso houve um aumento dos focos, mas que já estão sendo prontamente combatidos, num aumento do efetivo e dos equipamentos âmbito da GLO [Garantia da Lei e da Ordem]. É um trabalho permanente e que continua, e que vem trazendo ótimos resultados” explicou.

A declaração foi dada durante o 3º Curso Nacional Direito Ambiental da Flora, em Bonito, a 298 Km de Campo Grande. Há 3 dias o governo de Mato Grosso decretou situação de emergência por conta das queimadas no estado. A medida foi assinada pelo governador Mauro Mendes (DEM) na segunda-feira (9) e publicada nesta terça (10) no Diário Oficial do Estado (DOE). A situação de emergência, com duração de 60 dias, permite ações emergenciais, como a compra de bens e materiais sem licitação, e autoriza a busca de auxílio do governo federal para enfrentar os problemas.

Salles também comentou o aumento expressivo das queimadas no Pantanal. De acordo com o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de queimadas no Pantanal de 1º janeiro a 11 de setembro de 2019 já é 334% maior do que o registrado no mesmo período em 2018; e 43,6% acima da média registrada nos mesmos dias dos últimos 21 anos (de 1998 a 2018).

“Importante deixar claro que o primeiro combate é feito pelas forças estaduais, pelo Corpo de Bombeiros, e nas áreas que tem confluência com jurisdição federal, os órgãos federais IBAMA e ICMBio, com suas brigadas contra incêndio também participam. […] hoje a GLO tem uma determinação espacial, um local preciso, determinado, se for necessário a atuação em áreas mais extensas e por maior período nós vamos verificar isso também”, comentou.

Queimadas no Pantanal: comparativo do período entre 1º de janeiro a 11 de setembro de 2019 e 2018; — Foto: Arte/G1

Queimadas no Pantanal: comparativo do período entre 1º de janeiro a 11 de setembro de 2019 e 2018; — Foto: Arte/G1

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br