Conectado por

Esporte

Após empate da seleção brasileira, especialista diz que jogadores precisam estar com a mente forte para renderem o seu melhor futebol


Compartilhe:

Publicado por

em

O psicológico dos jogadores da seleção brasileira foi o aspecto mais criticado pela imprensa e pela torcida após o empate por 1 a 1 contra a Suíça na estreia da Copa do Mundo neste domingo, dia 17.
O educador físico e fisiculturista Marcelo Santana ressalta que momentos decisivos necessitam de atenção especial: “Muitas vezes isso é negligenciado por se tratar de um grande talento, um ídolo, um grande artista ou seja qual for sua atuação. Só não podemos esquecer que uma mente forte e preparada pode superar grandes desafios. Vimos num passado recente e marcante nossa seleção brasileira por mais craques que ali estavam em campo, emocionalmente não tiveram condições nenhuma de superar um resultado adverso”.
Para o especialista, isso já se deve ser trabalhado desde as categorias de base de um esporte. “No ano de 2015 tive participação na preparação de atletas de futebol do São Paulo no que se diz respeito a treinamento resistido (musculação). Os resultados não apareciam, os números de cartões amarelos e faltas cometidas eram grandes pois os jogadores estavam com grande desequilíbrio muscular e com o ritmo intenso da partida não permitiam segurar o rendimento em campo prejudicando não só o resultado do jogo como a confiança dos atletas. Em dois meses de trabalho personalizado e individual, comprovamos em números (pois futebol também é estatística) que eles eram capazes de reverter a situação atual do clube pois o talento existia em cada um deles e todo equilíbrio de força muscular que faltava foi resolvido trazendo não só resultados, mas o principal, confiança”, conta Marcelo Santana.
“Sempre falo em palestras por onde tenho ido que em primeiro lugar vem a mente e depois o corpo. É preciso conversar para identificar a causa do problema atual ou uma grande decisão de campeonato pode trabalhar todo psicológico de um atleta e ajudar a fortalecer a mente para o triunfo final”, completa o educador físico e fisiculturista.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br