Conectado por

Acre

Após campanha de pré-carnaval no Acre, Saúde detecta resultados positivos para HIV e Hepatite C

Publicado por

em

A campanha de testagem rápidapara Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) fez 320 procedimentos e quatro deram positivos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (20) pela Secretaria de Saúde (Sesacre).

Conforme o Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesacre, das sorologias positivas, duas foram para hepatite C e outras duas para HIV. Foram feitos testes rápidos para sífilis, hepatite B e C e HIV durante os dias 27 e 28 de fevereiro, que antecederam o carnaval.

Maria do Carmo Rocha, gerente estadual do departamento de ISTs no estado, afirmou que nos casos que deram positivo as pessoas foram notificadas e encaminhadas para o serviço de assistência especializada.

“Os testes foram feitos por profissionais da Saúde e por ONGs parceiras. Para uma amostragem pequena, é um número positivo, porque eram pessoas que passavam na rua, ou seja, livre demanda. Encaminhamos esses pacientes para o serviço de assistência especializada para que possam ser inseridos no tratamento”, afirmou Maria.

Além dos testes rápidos, foram distribuídos 90 mil preservativos em Rio Branco e gel lubrificante. Com o slogan: “Pare, pense e use camisinha”, a ideia foi incentivar o uso do preservativo durante os dias de folia.

Em dois dias, Saúde faz 200 testes rápidos durante carnaval em Rio Branco — Foto: Aline Nascimento/G1

Em dois dias, Saúde faz 200 testes rápidos durante carnaval em Rio Branco — Foto: Aline Nascimento/G1

Casos de HIV no Acre

O Acre registrou nos últimos seis anos 798 casos de HIV no estado. Desse total, segundo a Sesacre, 67% dos casos são em homens, sendo que 531 homens foram diagnosticados com o vírus, enquanto há 258 casos entre as mulheres.

A gerência estadual do Departamento de ISTs no estado, explicou que o maior número de casos é entre a faixa etária que vai de 15 a 39 anos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *