Conectado por
Governo de Rondônia

Festas & Eventos

Aplicativo Opine aí/TCE-RO concorre ao Prêmio Inovare 2018

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Desenvolvido pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) visando, primordialmente, à manifestação do cidadão quanto à qualidade da prestação dos serviços públicos que recebe em Rondônia, contribuindo para a  justiça e equidade social, assim como o combate à corrupção, o  aplicativo Tô no Controle – Opine aí está concorrendo ao 15º Prêmio Innovare, que será realizado este ano. 

O ato de inscrição foi consolidado com a visita nessa segunda-feira (4) da representante da Comissão Regional do Innovare, a advogada Rosana da Silva, ao TCE-RO. A avaliadora foi recebida pelos servidores Massud Jorge Badra Neto e Márcio dos Santos Alves, que integram a equipe multissetorial responsável pela criação, implantação e divulgação do aplicativo. 

Na oportunidade, foi feita uma apresentação da prática desenvolvida pela Corte de Contas por meio da aplicação móvel, desenvolvida para smartphones, idealizado pelo TCE-RO e que conta com a parceria de instituições públicas e privadas, a exemplo do Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público estadual, Defensoria Pública, OAB-RO, Fecomércio, Fiero, CDL, Ucaver e Arom, entre outros. 

Foram detalhados aspectos do “APP”, que possibilita a manifestação da satisfação do cidadão sobre os serviços públicos ofertados em diversas áreas, como educação, saúde, segurança, transporte público, obras, entre outros. 

Em ambiente amigável e com interface simples e prática, a ferramenta possibilita ainda que se opine sobre o desempenho de unidades públicas específicas pertencentes a cada um dos 52 municípios rondonienses, contemplando também os poderes e órgãos estaduais. 

Além das manifestações, de satisfação ou não satisfação com o serviço público recebido, é possível ainda elaborar breve comentário sobre a prestação do serviço, assim como fazer fotos e anexá-las à manifestação. 

Foi ainda feito o passo a passo para a utilização do Opine aí, que está disponível, gratuitamente, no Google Play (acesse aqui) – para equipamentos Android – e na App Store (acesse aqui) – para dispositivos iOS. 

Por fim, foram informados à representante do Innovare dados sobre os números do alcance do aplicativo e sua utilização pelos cidadãos, assim como repassado, em mídia, um histórico sobre o aplicativo, desde seu lançamento no dia 23 de abril. 

PRÊMIO 

A representante do Innovare, por sua vez, ao repassar informações sobre o prêmio, esclareceu que os projetos são classificados em seis categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Haverá ainda um prêmio destaque para iniciativas que têm como objetivo principal criar mecanismos para o combate à corrupção. 

Após o processo de avaliação in loco pelos consultores, os projetos são encaminhados e julgados por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a Comissão Julgadora. Os premiados serão conhecidos em dezembro, durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *