Conectado por

Amazonas

Amazonas tem mais de 32 mil casos notificados de malária no 1º semestre de 2018


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Mosquito transmissor da malária se reproduz e se alimenta na beira de rios (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O número de casos notificados de malária no Amazonas já ultrapassa 32,5 mil somente nos primeiros seis meses deste ano. O surto da doença atinge principalmente os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, que estão em situação de emergência. O Amazonas é considerado o estado de maior risco de transmissão da doença no Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26).

Somente até o dia 21 de junho, 32.503 casos já haviam sido notificados. Em 2017, o quantitativo de casos chegou a 81.302, número 65% maior que o registrado no ano anterior.

Juntos, os municípios situados na região do Alto Rio Negro, como São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro somam 11.765 casos notificados, cerca de 53% do total. No dia 18 deste mês, o Governo do estado decretou situação de emergêcia nesses municípios, que apresentam um crescimento da malária P. falciparum, o tipo letal da doença.

Mesmo com a distância, Manaus também possui um quadro elevado da doença, com 3.836 casos notificados.

Atualmente, o Amazonas possui 10.768 localidades cadastradas no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Malária do Ministério da Saúde. Destas, 4.487 têm transmissão ativa da doença. O estado é considerado o de maior risco de transmissão da doença no Brasil, que se concentra principalmente em áreas ribeirinhas e indígenas.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informou que além do Alto Rio Negro, outros 13 municípios estão entre os prioritários nas ações de combate à malária, incluindo a capital.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), mil pontos de microscopia estão espalhados no estado para fazer o teste de laboratório e o diagnóstico precoce da malária. A ação é essencial para identificar e tratar os casos, interrompendo assim o ciclo do mosquito.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 9 =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento